As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Jardim de Infância da Associação de Beneficência Popular de Gouveia (Gouveia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área do conhecimento do mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

61

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Enviando sementes e plantas, sempre que solicitadas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Valorizar e consumir mais produtos biológicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Através da “Brigada da Terra” – As crianças dos 6 anos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Feita pelos professores e auxiliares , utilizando a compostagem

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com materiais castanhos (ramos, folhas, flores e plantas secas), e verdes (restos de vegetais, fruta fresca e plantas verdes);

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves; / Não;

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é armazenada num bidão, e a rega é feita semanalmente;

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Canteiro de ervas aromáticas

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta
Foi explicado às crianças alguns processos e princípios fundamentais da agricultura biológica, sempre que se justificasse.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confecção de Sopas
As crianças durante o ano, levaram as couves da horta à cozinheira para ela fazer uma sopa de legumes

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Feira na comunidade
As crianças cortaram as couves da horta biológica, para posteriormente serem vendidas à comunidade no Mercadinho de Natal

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Canteiro de ervas aromáticas.

15.1. Link para a página da horta: