As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica de Santo Onofre (Caldas da Rainha)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 15 anos. Contudo tratava-se de uma horta de muito pequena dimensão, pelo que decidimos ampliar a horta quando cheguei à escola. Neste momento é o meu sétimo ano como coordenador do programa Eco-Escolas e responsável pelo espaço destinado à horta biológ

2. Área aproximada da horta (m²):

Superior a 250 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Principalmente Ed. Cidadania com o Projeto Preparar o Futuro na Horta (semestralmente), mas também Matemática e C. Naturais do 2º ciclo: O 3º ciclo participa no Clube de Horticultura Biológica e na manutenção dos animais de capoeira..

3.3. N.º de alunos envolvidos:

230

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Existem familiares muito entusiasmados mas com reduzida disponibilidade durante a semana. Contudo temos dois pais de alunos que tem prestado um apoio intermitente, mas estou convicto que no semestre que se avizinha, com um maior número de horas de Sol e com menos precipitação que essa parceria vai melhorar.significativamente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

No que se refere aos alunos, é visível o enorme entusiasmo que mostram relativamente à forma de produção biológica dos produtos hortícolas. Ficam com um sentido critico mais vincado enquanto consumidores. Participando nestas atividades, estes alunos ficam muito mais recetivos a incrementar o consumo de hortofrutícolas e a experimentar novos alimentos/sabores.
Já os pais têm ficado surpreendidos com o entusiasmo das crianças, sentindo-se motivados a visitar a horta dos filhos por várias ocasi-oes. Penso que até final do ano letivo, vamos ter uma adesão muito significativa de familiares que nos permitirá pensar em "construir" a nossa horta biológica de uma outra forma

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é dividida em vários talhões, sendo atribuído um talhão a cada turma, aos alunos do Clube de Horticultura e a uma voluntária de uma associação ambiental que colabora connosco. Este ano vamos construir a Espiral de Ervas Aromáticas que ficará à responsabilidade dos familiares dos alunos. O que se pretende è que os familiares possam intervir, também, nos talhões que são pertença dos seus educandos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do terreno é efetuada manualmente pelos alunos. Uma vez que este projeto é desenvolvido, prioritariamente, com alunos entre os 10 e os 12 anos de idade, as operações culturais mais "exigentes" são efetuadas mecanicamente. A mobilização é realizada por um avô de uma aluna que dispõe de varias alfaias e que se disponibiliza para esta operação. Posteriormente é feita a aplicação de fertilizantes orgânicos (estrume) que são espalhados pelos alunos e enterrados principalmente mecanicamente. Uma vez que, este outono foi bastante chuvoso nesta região, dando lugar a um período longo de chuvas que promoveram um grande desenvolvimento das infestantes, tivemos a necessidade de preparar o terreno pela segunda vez. Contamos neste particular com a colaboração da Câmara Municipal de Caldas da Rainha na realização destas operações mecânicas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Estamos em pleno processo de construção de minhocários com o objetivo de produzirmos chorume de monhoca, que servirá de fertilizante natural líquido. O minhocário é"alimentado" com resíduos orgânicos do refeitório da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A turma que estiver presente na horta num determinado dia fica responsável pela rega de todos os talhões.A rega é realizada, prioritariamente, com regadores. Estamos a aguardar a instalação de um sistema de rega por uma empresa parceira (AKI), mas o processo já se arrasta hà algum tempo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Um galo, três galinhas poedeiras, dois patos e uma cabra.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: