As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica de Argoncilhe (Santa Maria da Feira)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Já existiu, mas no início do ano encontrava-se abandonada.

2. Área aproximada da horta (m²):

150

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Educação Tecnoloógica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

42

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Planeamos envolver as famílias na primavera, mas não foi possível devido ao confinamento.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alunos:
- Conhecer mais animais e plantas.
- Explorar a importância da agricultura biológica.
- Aprender técnicas de cultivo e regadio.
- Explorar utilizações das plantas e frutos.
Comunidade:
- Explorar a biodiversidade.
- Conhecer o ciclo de vida das plantas.
- Explorar o papel dos insetos na horta.
- Colher legumes e frutos e confecionar receitas saudáveis.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O nosso planeamento consistia em:
1ª fase:
Limpeza do terreno e colocação de terra fértil (junta de freguesia de Argoncilhe)

2ª fase:
Delimitação da horta com paletes (que foram oferecidas)

3ª fase:
Planificação dos canteiros

4ª fase:
Sementeiras e plantação

- Semanalmente - Às terças e quintas, em grupos, os alunos acompanhados dos professores, realizavam as tarefas: preparação do solo e delimitação dos canteiros(garrafas PET coloridas), sementeiras, plantações, rega, retirar ervas daninhas.


7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e mobilização foi realizada pela Junta de Freguesia de Argoncilhe.
A fertilização inicial seria com composto oferecido pelas professoras envolvidas no projeto (que possuem compostor caseiro).
Posteriormente, pretende-se utilizar o composto produzido na escola (no ano letivo seguinte).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Iríamos receber da Câmara de Santa Maria da Feira um Compostor no final de Março, mas não foi possível devido ao confinamento.
Já existiam recipientes para recolha de resíduos orgânicos para colocar na cantina, no bar da escola e na sala de alunos, assim como um Assistente Operacional destacado, responsável pela deposição diária dos resíduos no compostor. Os resíduos verdes e secos seriam provenientes da manutenção dos jardins da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Iríamos cultivar:
Ervas aromáticas: oregãos, salsa, coentros, salvia, estragão,
Consociações: alface e pepino, espinafre e feijão, pimento e tomate, couve e Alecrim e tomilho.

Arvores de fruto: macieira, tangerineira, limoeiro, medronheiro
Frutos silvestres: framboesas, mirtilos

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Seria instalado um coletor da água da chuva, para sistema de rega gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Iríamos ter uma grelha de registo para as situações que surgissem e os alunos pesquisariam como atuar (agricultura biológica).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Mas gostaríamos de ter galinhas, talvez no próximo ano.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Não se realizaram devido ao confinamento.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Não se realizaram devido ao confinamento.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Não se realizaram devido ao confinamento.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Aulas na Natureza, no âmbito de "A Natureza é a melhor sala de aula"

15.1. Link para a página da horta:

Não chegamos a criar.