As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica nº1 da Venda do Pinheiro (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa escola não possui terreno para implementar uma horta, é basicamente toda com cimento. Adquirimos quatro canteiros, em parceria com o AKI de Mafra, em 2018.,

2. Área aproximada da horta (m²):

A área aproximada é de 2 a 3 m2 cada uma.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

20

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No início do ano letivo, os encarregados de educação da turma envolvida, ajudaram na montagem e preparação do terreno para iniciar a sementeira.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Criar nos alunos uma relação mais próxima com a Natureza e aproximá-los da realidade, fazendo com que as crianças criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.
A horta, poderá ser explorada em todas as áreas curriculares, existindo uma interdisciplinaridade. Permite ainda situações de aprendizagem reais e diversificadas, como a produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, a influência nas escolhas alimentares das crianças, além de apresentar na prática as consequências que ações do homem têm em relação ao meio ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A turma é dividida em grupos de 4 alunos, que diariamente têm uma tarefa: regar e tirar as ervas daninhas. Os grupos vão rodando durante a semana.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza das ervas daninhas é realizada semanalmente por um grupo de quatro alunos. A terra é preparada antes da sementeira, levando húmus e terra. O húmus é retirado do compostor para verdes, colocado na escola pela autarquia.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com os verdes que provêm da cozinha e dos restos de fruta que os alunos comem diariamente. Posteriormente trazem castanhos de casa para irem colocando camada a camada e não provocar cheiros na escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Principalmente plantas aromáticas e alfaces.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada com um regador, manualmente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Até ao dia 13 de março, realizaram-se 3 atividades na horta. Os alunos sentaram-se em redor do canteiros e a primeira atividade foi direcionada para o ambiente e o estudo do meio. Realizou-se a observação da biodiversidade de plantas e insetos inseridos na disciplina de estudo do meio.Os alunos identificaram as plantas semeadas e a forma como poderia ser inserida na alimentação. Conseguiram ainda identificar alguns dos insetos que estavam presentes nas plantas, em especial na alface.


Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: