As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EBI/JI de Alvito (Alvito)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe horta há 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Docente/disciplinas: Pré-escolar grupo 100; 1.º ciclo - grupo 110; 2.º ciclo - grupo 240; 3.º ciclo grupo 510; Biblioteca Escolar, Psicologia, Necessidades Educativas Especiais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

1000

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As familias participam enviando sementes e plantas para a horta e comprando os produtos finais, na feira da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta fez com que os alunos, a começar nas crianças do pré-escolar, até aos alunos do nono ano, tenham maior consciência ambiental, no que aos residuos biodegradáveis e possiveis de serem compustados diz respeito.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida por talhões onde se semearam vários produtos.
A Manutenção está acargo da Coordenadora eco-escolas e pelo docente de Quimica que com grupos diversificados de alunos fazem as atividades de manutenção da horta duas a trêsvezes por semana

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo é feita manualmente, pelos vários gurpos de alunos com apoio dos docentes.
A mobilização do solo é feita pela equipa de jardinagem da Câmara Municipal, no inicio do ano lectivo, com uma motoenchada e depois manualmentepor alunos, docentes, psicologa da escola e alguns elementos do pessoal auxiliar.
A fertilização é feita com o composto feito nosbiocompostores existentes na hortai

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A matéria para os compostores resulta de restos de frutas, vegetais e cascas de ovos da cantina escolar.
Borras de café e chá do bar.
Cascas de fruta que as crianças aproveitam dos seus lanches.
A relva cortada pela equipa de jardinagem, no espaço escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações foram ervilhas e favas, alternadas com alhos, alfaces, beterrabas, couves, salsa...

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita só no período da manhã e somente se as condições climáticas assim o exigirem.
Durante o período mais quente do tempo lectivo, (duas últimas semanas de maio e mês de junho), interrompemos as culturas da horta e deixamos as plantas silvestres tomarem conta do espaço. Desta forma reduzimos o gasto da água da rede e possibilitamos a biodiversidade (plantas e insectos).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

O controle das pragas e doenças é feito semanalmente

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Trabalho de Investigação no campo e com recursos da BE.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Trabalho de Investigação no campo e com recursos da BE.

Atividade para alunos da turma do 2.º ano, do 1.º ciclo, no âmbito da Literacia da Leitura, do Estudo do Meio/Eco-Escolas e Matemática.
1 - Leitura em voz alta de dois livros: A Semente Sem Sono e A Raiz Sem Medo, de Maria de Lourdes Soares
Local: na horta à sombra de um sobreiro.
2 - Desafio: Reconto oral e sugestões de palavras para rimarem com as da autora.
3 - Pesquisa In Loco:
Dividir a turma em quatro grupos: Amarelo, Vermelho, Cor-de-rosa e Branco.
4- Cada grupo tem que encontrar plantas com flores da sua cor de grupo.
Trazer uma folha e uma flor de cada planta encontrada.
5 – Levar a recolha feita para a sala e dividir em grupos (conjuntos), de acordo com a cor das flores e tamanho das flores.
6 – Procurar na internet o nome das plantas e suas aplicações.
7 – Fazer apresentação para a comunidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta
Os alunos Com curriculo Individual têm aulas na horta de acordo com os seus interesses e aptidões

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Feirinha Eco-escola e feira do livro usado (produtos da horta)
Esta feirinha Eco-escola faz-se pelo menos uma por período de modo a escoarmos os produtos da horta, da época.
Está sempre associada ao livro usado porque a Coordenadora Eco-Escolas é a professora bibliotecária. Dá-se nova vida aos livros que nos oferecem, com este intuito e, ser uma forma de conseguirmos alguma verba para as atividades eco-escola e da biblioteca escolar.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é também utilizada pelos serviços de Psicologia, como forma de diminuir o stress dos alunos acompanhados pelos serviços e dos técnicos de Ppsicologia da escola.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/pg/EcoEscolAlvito/photos/?ref=page_internal