As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Sol dos Pequeninos Creche e JI Lda (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde setembro de 2019.

2. Área aproximada da horta (m²):

5m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do mundo.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

68

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

14

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem um impacto positivo na nossa comunidade educativa pois as crianças adoram ir para a horta preparar a terra, plantar, regar, tirar ervas daninhas, colher os alimentos e confecionar pratos com esses mesmos alimentos.

Estamos mais em contacto com a natureza e mais conscientes da importância da mesma, nas nossas vidas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada sala tem uma pequena horta e assim vão organizando as diferentes idas à horta.

Iniciamente , preparam a terra com a ajuda da educadora e a auxiliar da sala.

No primeiro dia do outono, cada sala foi ao horto comprar sementes e plantas para plantar no horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O colégio tem alguns utensílios e ferramentas para trabalhar a terra.
A limpeza das ervas daninhas é feita com as nossas crianças e depois o nosso jardineiro cava a terra. Depois da terra preparada passamos à plantação e não usamos qualquer tipo de fertilizantes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos uma pereira, alfaces, couve galega, cenouras, beterraba, cebolas e alho francês.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A recolha é feita com baldes da praia e armazenada num bidão grande.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Nunca foi feita a monitorização de pragas porque nunca apareceu nada além de caracóis.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Há realização de atividades inerentes

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Ao longo do ano as educadoras e auxiliares das salas dos 3,4 e 5 anos foram realizando váris atividades com recurso a alimentos cultivados na nossa horta, tais como jogos, experiências e atividades de culinária.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos foram muitas vezes ter aulas na horta. Explorando o contacto com a terra e a oportunidade de ver os animais existentes na terra, nomeadamente formigas, gafanhotos, lesmas, caracóis e minhocas.
Eles adoram usar a lupa paar ver tudo ao pormenor.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

O gosto pela natureza e a proximidade com o meio também nos permite explorar lugares nos arredores do nosso colégio.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: