As Nossas Hortas Bio

Escola EB1/JI Senhora do Monte (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

143

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No início do projeto, aquando da preparação do terreno e instrução de como plantar , o que plantar e quando plantar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é uma boa ferramenta pedagógica para trabalhar valores humanos como a paciência, a responsabilidade, a autonomia e a cooperação; para além disto, permite que os alunos se aproximem e cuidem das plantas, vivendo e experimentando uma realidade para muitos desconhecida.
Ela também possibilita momentos de discussão de temas, como por exemplo : alimentação saudável, proteção da natureza, água...
Na comunidade, assume uma importância no envolvimento das famílias na vida escolar e ao mesmo tempo visará suprir algumas carências em determinadas famílias.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é constituída por uma parte comum a toda a escola e por pequenos lotes/canteiros atribuídos a cada turma, que se responsabiliza por o cultivar.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é lavrado e fertilizado com estrume.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No compostor, junto à horta, são colocados pelos alunos, professores e assistentes operacionais restos de vegetais e frutas da cantina escolar, cascas de ovo esmagadas, ervas daninhas e folhas secas das árvores.
Rotativamente, cada turma é responsável por verificar a humidade e arejar o compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos hortícolas sazonais - Batata, couve, alface, morangueiro, tomateiro, cenoura, feijão verde e ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva não é recolhida, uma vez que existe um lavadouro, com água corrente junto à escola e é onde alunos, professores e assistentes operacionais vão buscar a água necessária para a rega.
Rotativamente, cada turma é responsável pela rega. A rega é feita de manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula na Horta:
A horta é um excelente meio para potencializar nos alunos aprendizagens e despertar o interesse para a alimentação saudável.
Por isso, foram convidados a colaborar dois elementos da comunidade educativa, de maneira a transmitir conhecimentos válidos sobre "A importância do lugar para fazer uma horta e o que lá semear" com esta atividade os alunos aprenderam que o local escolhido deve receber a luz do sol direta na maior parte do dia, mas principalmente na parte da manhã.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula na Horta:
Ainda na atividade "A importância do lugar para fazer uma horta e o que lá semear":
Já escolhido o local, porque a nossa horta já existe há muito, foi a hora de preparar a terra, retirámos as ervas daninhas, revirámos a terra, com a ajuda de uma moto-cultivadora para que ela fique fofa e fácil de trabalhar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aula na Horta:
Hora da plantação e da sementeira - Couves e Batatas.
Durante esta atividade percebemos que as couves e a batatas deveriam ser colocadas em linhas paralelas. Aqui vimos a Matemática a acontecer! Também percebemos que cada pé de couve ou cada batata deveriam ser colocada mediante uma distância - um palmo.
Durante esta atividade, observámos as raízes e compreendemos que as plantas são bem diferentes umas das outras.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: