As Nossas Hortas Bio

Externato Infante D. Henrique (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais; Estudo do Meio; Direção de Turma

3.3. N.º de alunos envolvidos:

220

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam desde a plantação dos canteiros até à gestão dos espaços dos seus educandos. A maior parte do envolvimento acontece no início do projeto, quando pais e até avós, se juntam para ensinar os mais novos a cuidar da sua horta. Há outra forma de envolvimento que ocorre sem a vinda dos familiares à escola, uma vez que os alunos pedem as sementes e plantas aos familiares.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O espaço da horta já foi um espaço não visitado, depois da implementação da horta tornou-se um dos corações da escola, um espaço central, onde os alunos lancham, repousam ou simplesmente passam para ver e opinar sobre as hortas. Os professores também alteraram a sua forma de ver aquele espaço, pois é frequente observar os adultos a espreitar as hortas, a pedir uma ou outra planta aromática ou até a utilizar o espaço horta para dar aulas ao ar-livre.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma tem um canteiro. Este ano os espaços foram divididos entre os alunos do Jardim de Infância, dois espaços, do 1.º ciclo, cinco espaços, e do 5.º ano, 3 espaços. Os espaços envolventes são da responsabilidade das coordenadoras das eco-escolas, bem como de alunos de diferentes anos que trabalhem projetos relativos à horta ou ao ambiente. Dentro de cada canteiro, os professores de ciências, diretores de turma ou educadores e professores titulares, têm um papel fundamental, fazendo a gestão de cada grupo responsável pelas diferentes tarefas. Estas tarefas começam com uma apresentação/conversa sobre a agricultura biológica, a sua importância e a forma/métodos a aplicar. Logo depois, os alunos planificam o seu canteiro e só concluídas estas tarefas é que estes passam à prática.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo em cada canteiro, é feita por cada grupo/turma, neste ponto são utilizadas alfaias agrícolas disponíveis na horta e são retiradas as plantas remanescentes do ano anterior. É incorporado composto produzido no decorrer do ano letivo passado e a terra é mobilizada.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Todos os restos biológicos retirados da horta são colocados numa pilha de compostagem, colacada numa das zonas da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na parte oculta da horta é um balde (bidão) que recolhe a água das chuvas e inicialmente é esta a água utilizada, com auxílio de baldes e regadores. Há, também, na horta uma mangueira que nos permite o acesso a um reservatório de água da chuva, proveniente dos telhados e de uma mina de propriedade da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Os alunos verificam o seu canteiro, dia-a-dia, ou semanalmente, no sentido de retirarem as pragas herbácea, manualmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Criação de canteiro de abelhas e borboletas, Cerimónia de lançamento de joaninhas,...

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é um "jardim comestível" como gostamos de lhe chamar. É um espaço que nos orgulha tanto que é o único jardim que apresentamos a todos os visitantes da escola e faz, sempre, a delícia de quem o conhece.

15.1. Link para a página da horta: