As Nossas Hortas Bio

Escola Básica da Mota (Celorico de Basto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia, Ciências Naturais, Físico-Química, Educação para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

11

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem com sementes e plantas para a horta.
Dada o número bastante reduzido de alunos na nossa escola, resíduos orgânicos da cantina são em quantidade muito diminuta. Assim, as famílias colaboram com o envio de resíduos orgânicos vegetais para acrescentar ao nosso compostor.
No momento da declaração do estado de emergência estávamos em fase preparatória para, em associação com a horta, instalar um galinheiro. As famílias iriam contribuir com resíduos orgânicos que iriam compor parte da dieta das galinhas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Na comunidade educativa, a horta tem provocado um impacto bastante positivo, na tomada de consciência para a importância da prática de uma agricultura de subsistência de cariz biológico.
Tem sido um importante meio de partilha de conhecimentos pois os alunos aprendem com os familiares (fortalecendo muitas vezes as relações intergeracionais) técnicas agrícolas que posteriormente executam na horta da escola. Ao mesmo tempo, os colegas menos habituados a estas práticas, aprendem e aplicam nas suas casas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos alunos em colaboração com professores e funcionários.
No período mais seco do ano, em que a rega tem que ser feita diariamente, é feito o escalonamento de alunos que têm o dever de proceder à rega. Semanalmente, normalmente nas tardes de quarta-feira, são feitos os arranjos necessários, a limpeza e o "abastecimento" do compostor.
No período das férias contamos com a colaboração dos assistentes operacionais.

7. Como é feita a preparação do solo?

Dadas as reduzidas dimensões da horta a preparação do solo é feita com recurso a instrumentos e técnica rudimentares. Foram adquiridas ou reaproveitadas algumas alfaias agrícolas tradicionais (enxadas de vários tamanhos, ancinho, pá, forquilha,...). No que respeita à fertilização do solo é feita exclusivamente com o composto obtido do nosso compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos orgânicos vegetais provenientes na cantina da escola e da casa dos alunos. Nos dias em que se procede ao corte da relva essa relva é colocada no compostor. Sendo uma escola bastante arborizada é também feito o aproveitamento das folhas das árvores (sobretudo dos carvalhos, castanheiros e tílias que se encontram nas proximidades da horta).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Repolhos, couve Portuguesa, couve nabiça, ervilhas, alho-francês, alho, tomate, morangueiros, feijão, cebola

Consociações
Alface/Cebola, Cenoura, Couve, Ervilha, Morango, Feijão
Alho/Alface, Couve, Morango, Tomate.
Alho-francês/Alface, Batata, Cebola, Cenoura, Couve
Batata/Ervilha, Couve, Feijão,

Possui ainda um limoeiro, um maracujeiro, uma árvore de "pêra-melão" e arbustos de framboesa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega era feita com recurso a mangueira. No presente ano letivo tinha sido adquirido um aspersor circular. No futuro pretendemos instalar uns bidons para recolha de águas pluviais e distribuir a água acumulada através de um sistema de rega "gota a gota".

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A horta não foi afetada por nenhuma praga ou doença.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

No próximo ano letivo será finalizado o galinheiro

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No presente ano letivo duas turmas tiveram oportunidade de desenvolver atividades de cariz ambiental, em consonância com o currículo da disciplina de educação para a cidadania. Em Físico-química foram realizadas atividades de análise ao solo da nossa horta. Em Ciências Naturais desenvolveram-se atividades relacionadas com a importância da preservação da biodiversidade. Um dos temas trabalhados na disciplina ao nível do 8ºano é a Agricultura Biológica, pelo que a deslocação dos alunos à horta e a participação nos processos envolvido é uma mais valia. Em Geografia as atividades da horta foram relacionadas com alguns conteúdos do oitavo ano (Tipos de Agricultura) e do nono ano (Preservação ambiental).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: