As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica 2,3 Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior (Santa Cruz)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2016

2. Área aproximada da horta (m²):

200

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área Artística

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Fornecer aromáticas à cantina, ervas para chá nos bares, inclusão de outros produtos hortícolas em algumas refeições.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Inserida na dinâmica da disciplina. Participação geral da turma sendo os rapazes a fazer o trabalho mais “pesado”

7. Como é feita a preparação do solo?

É usado fertilizante natural com cascas provenientes da cantina. É feita a “mondagem” regular as ervas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas provenientes da cantina

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortícolas, couves, cenoura, favas, lentilha, ervilha, feijão, ervas aromáticas: hortelã, cidreira, camomila, tomilho, salsa

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com àgua potável.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As ervas aromáticas estão consociação com as hortícolas, daí haver o efeito repelente

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas ou outros pratos - 4 por ano, pelo menos 13 pessoas envolvidas, os alunos fazem o cultivo e manutenção da horta. Consciencialização da comunidade escolar para a importância do consumo de produtos biológicos

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta – aproximadamente 10 aulas por ano, 13 pessoas envolvidas, os alunos participam no cultivo e manutenção.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Horta funciona também como motivação para os alunos, de uma forma mais lúdica, tendo em conta que a turma que trabalha a Horta é de currículo alternativo (PCA), proporcionando uma aprendizagem pela experiência complementando a teoria.

15.1. Link para a página da horta: