As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EBI de Gondifelos (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há pelo menos 10 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

25 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio (1ºciclo), Ciências Naturais (5ºano) e Clube eco-escolas (alunos 8º ano)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

115

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

O envolvimento das famílias acontece sobretudo quando precisamos de materiais para a horta como sementes, plantas, etc.
Quando comparecem a escola os pais são convidados pelos próprios filhos (alunos do 1ºciclo) a visitar a horta e contribuem com algumas sugestões de sementeiras ou plantações.
Uma família, quando as aulas presenciais terminaram, estava a construir (em madeira) um painel informativo sobre a distribuição dos canteiros da horta e que seria colocado na horta no 3º período.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta na escola é uma mais valia pois os alunos, não só do 1º ciclo, têm oportunidade de semear, plantar, observar o desenvolvimento de algumas plantas e assimilar mais facilmente os conteúdos de disciplinas como Estudo do Meio e Ciências Naturais.
Cuidar da horta na escola significa praticar agricultura ser biológica e esse conceito é levado para casa pelos nossos alunos que incentivam as famílias, que têm condições para tal, a fazer compostagem, não utilizar pesticidas, a estruturar a horta de modo a que não haja ataque de pragas, por exemplo colocando ervas aromáticas funcionando com vedações.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está organizada em 8 canteiros sobrelevados que estão distribuídos pelas turmas do 1ºciclo e do 5º ano, o outro canteiro está atribuído aos alunos do Clube Eco-escolas.
Na horta existe desde sempre um pequeno compostor e recentemente foi colocado um outro compostor maior, para fazer recolha de orgânicos das famílias.
Cada turma do primeiro ciclo é responsável pela manutenção do seu canteiro. Os restantes estão ao cuidado dos alunos do Clube Eco-escolas que vão contando com a colaboração de alguns alunos do quinto ano no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita pelos alunos sendo supervisionada pelos respetivos professores. Com ajuda de alguns utensílios de jardinagem são removidas as ervas infestantes e hortícolas que entretanto já envelheceram. A fertilização é feita com o composto, do compostor associado à horta, como não chega, um Encarregado de Educação, que é agricultor, disponibiliza estrume para colocar na horta antes da sementeira/plantação. Como são áreas muito pequenas, o solo dos canteiros é movido manualmente com a ajuda de um sacho ou sachola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os resíduos orgânicos para compostagem são provenientes da cozinha da escola, sendo recolhidos diariamente por uma assistente operacional. Os alunos do Clube Eco-escolas fazem a manutenção da horta e colocam os resíduos no compostor.
Quando é cortada a relva dos espaços verdes também se coloca, parte dela no compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nos diversos espaços da horta são colocados hortícolas da época isto é que se desenvolvam no final do inverno e/ou na primavera. Como choveu muito este inverno e mesmo no início da primavera, a horta só foi cultivada em março.
Quando terminaram as aulas presenciais, tinha-se plantado: alho francês, cebolinho, brócolos, couve-coração, espinafres, morangos, entre outros.
Foram também semeadas favas, tremoços e ervilhas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita por grupos de alunos ao final do dia, de dois em dois dias, com ajuda de regadores, para que não se desperdice água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita por mera observação de cada vez que vamos à horta (uma vez por semana).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No início de fevereiro houve uma aula sobre compostagem para os todos os alunos do primeiro ciclo, contou com a colaboração de uma entidade externa à escola que elucidou os alunos sobre os materiais/resíduos que podem ser usados na compostagem, como se processa a compostagem, por fim mostrou composto (produto final) para que os alunos pudessem observar tendo explicado também a aplicabilidade do composto.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula de Estudo do Meio, 21 alunos do segundo ano com a respetiva professora, "estudaram" as características dos diversos tipos de solo, aproveitando também para fazer a sementeira de algumas espécies.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é motivo de curiosidade para alguns professores que vivem na cidade e que ao passearem nos tempos livres pelos espaços exteriores, observam e fazem questões sobre a dinâmica da horta e das suas culturas.

15.1. Link para a página da horta:

As atividades que se vão desenvolvendo na horta são partilhadas com a comunidade escolar através da página da escola em aegondifelos.pt