As Nossas Hortas Bio

Escola Básica Francisco Torrinha (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Começou este ano letivo (setembro de 2019)

2. Área aproximada da horta (m²):

Menos de 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Educação Física

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos aprenderam todas as etapas de cultivo das plantas (sachar a terra, semear, transplantar, mondar e colher), bem como as regras de segurança no trabalho da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A professora orienta uma tarefa e todos os alunos envolvidos vão fazendo o que lhes foi pedido.

7. Como é feita a preparação do solo?

Começaram por arrancar as ervas daninhas, de seguida sacharam o solo, arrancando as raízes velhas e fertilizaram o solo com composto (retirado do compostor)

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas das árvores, ervas daninhas arrancadas, restos orgânicos da cantina (cascas de frutos, restos de legumes…)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangueiros, physallis, maracujá, couves, alfaces, batatas, cenouras, nabiças, alho francês, salsa,
coentros e cebolo.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita com a água da chuva e, quando não se regista precipitação, as culturas são regadas, quando
necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Sempre que se vai trabalhar na horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A confeção das sopas e saladas foi feita 3 ou 4 vezes pois os 12 alunos levaram legumes para as suas casas, tendo sido muito apreciados pela sua família

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foram lecionadas 20 aulas na horta para 12 alunos. Os alunos observavam atentamente as plantas enquanto as professoras faziam a descrição das suas características fisiológicas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Trabalho ao ar livre muito apreciado pelos alunos; envolvimento do alunos no tratamento do solo e no cultivo das plantas; sensibilização dos alunos para o cultivo de aromáticas e outras plantas em casa.

15.1. Link para a página da horta: