As Nossas Hortas Bio

Jardins de Infância de Fazendas de Almeirim (Almeirim)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Raposa - fazem todos os anos em garrafões; Paço dos Negros - primeiro ano com uma estrutura feita para a horta; Fazendas de Almeirim - desde a construção da escola

2. Área aproximada da horta (m²):

entre 2 a 5 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

82

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com a contribuição de sementes/plantas para cultivo. Sempre que solicitados

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Partilha de saberes entre as gerações, nas crianças - perceberem como é o crescimento, que é necessário esperar para que possa ter os legumes, entre outros, para a sua alimentação e que requerem cuidados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as semanas existia um responsável pela horta e que escolhia um ajudante.

7. Como é feita a preparação do solo?

As ervas são retiradas pelas crianças, não se fez o processo de fertilização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batatas, ervilhas, feijão.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: