As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola JI/EB1 da Gafanha de Aquém (Ílhavo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde maio de 2019.

2. Área aproximada da horta (m²):

Até 50 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio/Educação para a Cidadania/Educação Ambiental

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas ao longo do ano letivo, de acordo com a disponibilidade das mesmas.
Colaboram no arranjo de sementes/plantas para cultivar nos canteiro.
Os alunos dão a conhecer à respetiva família o desenvolvimento das culturas existentes na horta.
As famílias têm a oportunidade de ver o desenvolvimento da horta, sempre que o desejarem.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem um grande impacto nos alunos e na comunidade educativa, pois sensibiliza-os para a necessidade de consumirem produtos hortícolas biológicos, assim como para o uso de ervas aromáticas na sua alimentação. Para além disso, é muito importante os alunos conhecerem e praticarem técnicas ligadas à agricultura, tais como: semear, plantar, regar, estrumar usando a compostagem de folhas velhas e ervas daninhas (que se tiram dos canteiros), sachar, colher, conhecer a utilidade dos produtos obtidos e saber como cozinhá-los.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e a repartição de tarefas é organizada de acordo com com o horário letivo de cada turma, privilegiando as aulas de Estudo do Meio para este trabalho. Este pode ser feito semanal, quinzenal ou mensalmente, tendo em conta a necessidade de tarefas a realizar na horta, a disponibilidade dos alunos e respetivas docentes.
Na sala de aula está afixada uma grelha, na qual os alunos deverão registar os dias em que vão para a horta e o trabalho efetuado.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza das ervas daninhas (colocando-as juntas num local da horta para servirem de estrume).
Remexer a terra com a enxada/sacho.
Uso de cinza das lareiras e folhas velhas/ervas daninhas para adubar a terra e fortalecê-la, se possível.
Rega dos canteiros, quando necessário.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita numa parte do terreno da escola, onde os alunos não se deslocam para brincar.
É composta por folhas/restos de plantas, cascas de fruta aproveitadas dos almoços na cantina da escola. Estes materiais são colocados dentro de um bidão tapado, sem fundo, formando estrume ao longo do tempo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Exemplos:
- nabos
- favas
- alho francês
- couves
- feijão
- espinafres
- abóbora
- batata doce
- ervas aromáicas (erva-príncipe, salva, salsa, alfazema, hortelã...)

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Há aproveitamento da água das chuvas para um depósito.
A rega é feita consoante a necessidade da terra cultivada e das culturas realizadas, uma vez que nem todas as plantas têm necessidade da mesma quantidade de água..

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita pelos alunos semanal/quinzenalmente, exceto no tempo de chuva; só é realizada quando não chove.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Confeção de chá com ervas aromáticas da horta. Colheita e consumo de batata doce. Colheita de folhas de couve, nabos e favas para consumo (em curso).

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

- As aulas na horta representam uma das atividades mais significativas, pois os alunos têm a possibilidade de aprender/relembrar conhecimentos ligados à agricultura, participar e pôr em prática os ensinamentos que adquiriram, diretamente em contacto com o espaço da horta, instrumentos e técnicas de trabalho.
As aulas na horta são dadas sempre que as docentes pretendam, ao longo do ano letivo, envolvendo alunos e assistentes operacionais, se necessário.
O impacto na comunidade é positivo.
Este tipo de aulas ao ar livre permite um maior envolvimento dos alunos, manifestando grande interesse e entusiasmo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A batata doce foi colhida na primeira quinzena de outubro e aproveitada (cozida) para o dia da alimentação, sensibilizando os alunos para o consumo da mesma, visto ser um alimento bastante saudável. A adesão dos alunos a este alimento foi muito boa, sendo que muitos deles nunca tinham comido.
O momento da colheita destas batatas foi muito interessante, dado que a maioria nunca havia presenciado a técnica (e a dificuldade) para as retirar da terra e o modo como estão enterradas, bastante diferente das batatas que habitualmente consomem.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A erva-príncipe tem sido utilizado para fazer chá na escola, quando alguém se sente indisposto do estômago/barriga, pelas propriedades que a mesma tem no organismo (calmante, descongestionante, digestiva...).
Os alunos também podem levar desta erva para casa, uma vez que existe em quantidade na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é formada por canteiros limitados por madeira.
Existe um canteiro por turma, no entanto, os alunos podem participar no desenvolvimento das culturas ou dos canteiros de outras turmas, quando necessário.
A horta é ainda composta por um canteiro cultivado com plantas ornamentais (catos, sardinheira, amores-perfeitos, entre outras).

15.1. Link para a página da horta: