As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica Elias Garcia (Almada)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 15 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 50 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Especial, pelo projeto Saberes e Sabores e clube Eco-Escolas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

7 alunos mais presentes no clube da horta biológica. Várias turmas do 8ªano em articulação com as professoras de ciências naturais.

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos cultivados são depois vendidos simbolicamente pelos alunos envolvidos, à comunidade escolar, sensibilizando assim para o consumo de produtos da horta, promovendo uma alimentação sustentável.
Aumenta a motivação dos alunos para as atividades escolares, agricultura tradicional, desenvolvendo competências na área da jardinagem e preservação dos espaços verdes da escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, os alunos dispõem de 4 horas para a manutenção da horta, repartindo-se pelas tarefas de preparação, sementeira, cultivo e manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano, com o auxílio da câmara municipal de Almada, o terreno foi limpo de ervas daninhas. Os alunos envolvidos limpam e fertilizam o solo com turfa cedida pela entidade Jumbo Almada, com quem a escola tem uma parceria. Não são adicionados mais fertilizantes ou pesticidas. Para controlar algumas pragas (por exemplo, na fava), por vezes é utilizada água com sabão azul e branco que é pulverizada.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as ervas da horta, cascas de frutas e casca de ovo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

São cultivadas alfaces, couves, rabanetes, courgettes, favas, morangos, alhos, cenouras, ervas aromáticas e feijão.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta tem uma torneira com mangueira, com a qual se rega a horta de manhã, duas vezes por semana.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas é feita frequentemente. Durante este ano não houve nenhum problema.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não houve ataque de pragas este ano. No entanto, apareceram uns caracóis (poucos) nas couves, que foram retirados pelos alunos e colocados num campo de ervas paralelo à escola.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na Escola- A Feirinha do Elias, acontece no final do ano letivo. Dadas as circunstâncias, este ano, esta atividade não se realizou. No entanto, todas as quintas feiras, a partir do momento em que o crescimento dos produtos o permitiu, houve a colheita e a respetiva venda de produtos da horta. Ambas as atividades foram realizadas pelos alunos do projeto Saberes e Sabores com o acompanhamento das repetivas professoras. Todos os produtos que ficam disponíveis para a venda são bastante esperados e apreciados pela comunidade escolar e de imediato adquiridos por professores e pessoal auxiliar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas e pratos - Até ao momento de encerramento das escolas, com os produtos disponíveis, os sete alunos do projeto Saberes e Sabores, confecionaram vários pratos, alguns deles com produtos da horta. Um com a utilização de coentros na confeção da receita “ervilhas com ovos escalfados” e outro em que cozeram algumas folhas de couve e saltearam, para servirem de acompanhamento noutra refeição. Confecionaram também uma salada com alfaces e rabanetes colhidos na horta. Estas atividades foram sempre acompanhadas por duas professoras e realizaram-se no âmbito da disciplina Cozinha Pedagógica, pertencente ao Currículo Específico Individual (CEI). Os alunos envolvidos, almoçaram na escola o que tinham cozinhado. Esta atividade sensibiliza para a utilização de produtos hortícolas na alimentação, promovendo uma alimentação saudável, com produtos locais e da época.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta
- Com a participação de uma turma de 8º ano, integrado numa aula de Ciências Naturais, ocorreu a transplantação do sobreiro, germinado há dois anos na primeira atividade como “Escola Viveiro” em parceria com a Câmara Municipal de Almada (CMA). Este sobreiro foi sendo cuidado/monitorizado ao longo destes dois anos por alunos de várias turmas, inclusive durante as interrupções letivas. Nesta aula foram abordados conteúdos de 8º ano sobre “Unidade e Biodiversidade da Vida”.
- Ao longo de uma semana, as aulas de Ciências Naturais de algumas turmas do 1º, 2º e 3º ciclos foram integradas no projeto "Mãos à obra - sextas-feiras pelo futuro, plantar 25000 árvores em 2020" dinamizado pela CMA. Na horta decorreu uma dessas aulas com a plantação de árvores, com a intenção de sensibilizar para a temática das árvores nativas de Portugal e suas vantagens ao nível da sustentabilidade, assim como a sua contribuição para a diminuição da pegada carbónica da escola. Esta aula integrou conteúdos do tema “Perturbações no Equilíbrio dos Ecossistemas”.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é desenvolvida não só como clube mas também como disciplina/ projeto Saberes e Sabores, que integra o currículo CEI, na qual são desenvolvidas muitas competências ao nível da motricidade e sustentabilidade. Estes alunos participam no projeto sempre com muito entusiasmo e motivação.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/media/set?set=a.2438199579591760&type=3 (Horta pedagógica