As Nossas Hortas Bio

Escola EB Ferreira de Castro (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em maio

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desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia, Educação Especial e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As sementes e plantas são todas oferecidas pela comunidade escolar, o que mostra o carinho pela horta da escola.
Quando há alunos e professores na horta as pessoas que passam na rua muitas vezes param e fazem perguntas ou elogiam. O mesmo se passa com os alunos da escola, que por essa via acabam algumas vezes por se juntar à iniciativa "Hora da jardinagem".
Por vezes os professores ou os funcionários vão à horta buscar uma determinada planta aromática ou medicinal.
Os alunos são convidados a visitar a horta e apreciar os seus aromas. Por uma questão de proximidade, os alunos que a frequentam mais são os da Unidade de Multideficiência. Por essa razão, há a preocupação de deixar sempre espaço entre canteiros que permita a circulação de cadeiras de rodas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Este ano iniciámos uma espécie de clube informal de jardinagem chamado "Hora da jardinagem". Trabalhamos uma hora por semana com quem aparece, professores ou alunos.durante as pausas quem assegura as regas e alguma monda são as funcionárias da unidade.
É dado grande relevo às sessões de sementeira ou de plantação, sempre feitas por alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A mobilização do solo é feita com enxadas, quando possível. Também usamos pequenos sachos de mão, nos canteiros elevados e nos recantos dos outros.
Temos um monte de terra fértil que foi trazida para a escola há dois ou três anos numa ação de voluntariado. Sempre que necessário vamos buscar um balde ou dois dessa terra. Temos também um compostor e uma pilha de compostagem onde pomos as ervas daninhas e os restos das colheitas. Para manter a fertilidade fazemos rotação de culturas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor de plástico na própria horta e nele são depositados restos de vegetais usados na preparação de refeições na unidade, assim como ervas daninhas e folhas do choupo.
Fazemos também uma pilha de compostagem com ervas daninhas, raminhos e folhas do choupo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas: hortelã, erva cidreira, erva-príncipe, salvia, alecrim, alfazemas (duas variedades), funcho, coentros, salsa, oregãos, boldo e arruda.
Hortícolas: batata-doce, batata, alho-francês, beterraba, favas, espinafres selvagens e chuchu.
Frutos: morangos e fisális.
Flores: jarros, meninas-vão-à-escola, capuchinhas, gerãnios, gazânias e chorinas.
Suculentas: kalanchoes, crassulas, lampranthus, senecios e echeverias.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos um ponto de água ao qual ligámos uma mangueira. Temos também regadores com crivos, para as sementeiras.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a monitorização mas felizmente ainda não tivemos pragas.
Este ano tínhamos planeado fazer xorume de urtiga para o caso de aparecerem pulgões, mas não tivemos oportunidade. O xorume também pode ser usado como fertilizante.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Há uma turma de PCA que cozinha no Centro de Apoio à Aprendizagem e que se mostrou interessada em usar os produtos da horta. Dadas as circunstâncias, apenas usou aromáticas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

"Hora da jardinagem" - espécie de clube informal de jardinagem, onde podem comparecer todas os interessados. Não é preciso inscrição e não há compromisso.
Quase todas as semana compareceram alunos da "Oficina do Aprender", acompanhados pelas terapeutas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Apesar do seu tamanho diminuto a horta-jardim tem uma grande variedade de plantas e é um local aprazível muito procurado pelos alunos. É de acesso livre e aos alunos é simplesmente pedido que não pisem os canteiros. Raramente temos plantas danificadas.
Gostaríamos de recolher a água da chuva mas para isso temos que implementar um sistema que evite brincadeiras indesejadas ou mesmo perigosas.

15.1. Link para a página da horta: