As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB1/JI S. Roque (Guimarães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde setembro

2. Área aproximada da horta (m²):

15

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Educação para a cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Quando foi feita a sementeira e a plantação. Mais tarde para colocar as estacas nas ervilhas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos preocupavam-se com a rega ou o retirar de ervas daninhas e tinham atenção se algum aluno menos cuidadoso se aproximava e pudesse estragar as plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos organizavam-se entre eles. Os que chegavam mais cedo regavam (antes de o sol estar mais forte) e nos intervalos tiravam as ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Quando foi feita a sementeira e plantação, foram envolvidas (depois de amontoadas e humedecidas) com a terra, folhas que tinham caído das árvores .

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as folhas velhas e humedecidas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, feijão, favas e, em pequenos canteiros (feitos de pneus reutilizados), morangos e ervas aromáticas (salsa, coentros e alecrim).

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Fazia-se a avaliação da secura do solo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi feita devido ao encerramento da escola.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Não houve possibilidade de confecionar as sopas ou outros pratos devido ao encerramento antecipado da escola (uma vez que os produtos ainda não estavam prontos a consumir aquando do encerramento).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foram dadas três aulas na horta: uma durante a plantação e sementeira, a segunda quando as plantas começaram a surgir e a desenvolver e a terceira quando estas começaram a florir.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: