As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica de Abação (Guimarães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências naturais 2 e 3 ciclo; Disciplinas do CEF de cozinha; Educação inclusiva.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

14

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos acompanham a plantação e crescimento dos produtos cultivados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Depende da disponibilidade das turmas/professores e das atividades que estão a desenvolver na aula.

7. Como é feita a preparação do solo?

Numa primeira fase é o trator que prepara a terra ( com a participação de um elemento externo à comunidade escolar).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Todos os materiais passiveis de sofrerem compostagem e que são recolhidos na cozinha da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couve galega e penca

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através de um sistema de rega automático, que distribui a água que é recolhida no deposito onde é acumulada a água proveniente da chuvas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Este ano não foi realizada.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Todos os anos se realiza a feira dos produtos da Terra onde as docentes e alunos da educação inclusiva vende os produtos produzidos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Destaco o envolvimento dos alunos da unidade de multi deficiência da escola.

15.1. Link para a página da horta: