As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica e Secundária de Anadia - Agrup. de Escolas (Anadia)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É o primeiro ano

2. Área aproximada da horta (m²):

200

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Matemática e DT

3.3. N.º de alunos envolvidos:

24

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Alguns encarregados de educação participaram na elaboração de estacas para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A Horta permitiu:
- melhorar a consciência ecológica dos alunos;
- dar a conhecer à comunidade escolar a diversidade de plantas aromáticas que existem e a diversidade de castas da região demarcada da Bairrada;
- promover a educação para o conhecimento da agricultura biológica e seus benefícios.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Como o projeto partiu de início ainda não foram desenvolvidas rotinas de manutenção.
As intervenções realizadas foram efetuadas por todos os alunos da turma coordenados pela Diretora de Turma e pelo professor de Ciências Naturais, em estreita colaboração com a Autarquia e com a coordenadora do Eco-Escolas.
As tarefas realizadas até ao momento do encerramento das atividades presenciais foram:
- planeamento da horta através da elaboração de uma planta de planeamento paisagístico;
- preparação do solo com a colaboração da Autarquia;
- plantio de aromáticas perenes no contorna da horta, de árvores de frutos e de videiras;
- regadio e atividades iniciais de manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

Remoção das pedras e de uma camada fina de barro que revestia o terreno;
Colocação de terra adequada a uma horta;
Elaboração de furos para a introdução de estacas para as árvores e videiras;
Colocação dos pneus onde foram plantadas as plantas aromáticas;
Até ao momento do encerramento não foi utilizado qualquer fertilizante, no entanto no projeto constava a aplicação de fertilizante orgânico durante a interrupção da Páscoa.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Supostamente o projeto incluía a realização de compostagem, no entanto não houve tempo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Videiras de diferentes castas.
Árvores: Laranjeiras, tangerineiras, pessegueiros, limoeiros, macieiras, pereiras, loureiro
Arbustos: framboesas, mirtilos,
Aromáticas: Alfazema, sálvia, alecrim, erva cidreira, tomilho, manjericão.
Outros: Morangueiros.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A escola tem um depósito de recolha das águas da chuva que está em processo de reparação.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não houve tempo para atuar nesse sentido, no entanto estava planeado essa monitorização.
A combinação de aromáticas já estava planeada por forma a diminuir a incidência de infestantes.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Preparação do terreno, Plantio

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Preparação do terreno:
Número de vezes: 5
Número de pessoas envolvidas: 24 alunos + 5 docentes;
Tipo de participação dos alunos:
- preparação do solo;
- colocação dos pneus;
- abertura dos buracos no solo.

Impacto na comunidade: sensibilizou a comunidade para a importância das atividades agrícolas, motivou outros alunos para as atividades agrícolas na escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantio da horta:
Número de vezes: 9
Número de pessoas envolvidas: 24 alunos + 5 docentes;
Tipo de participação dos alunos:
- plantio de aromáticas perenes no contorna da horta, de árvores de frutos e de videiras;
- regadio e atividades iniciais de manutenção.

Impacto na comunidade:
- melhorou a consciência ecológica dos alunos;
- deu a conhecer à comunidade escolar a diversidade de plantas aromáticas que existem e a diversidade de castas da região demarcada da Bairrada;
- embelezou o espaço exterior da escola;
- promoveu a educação para o conhecimento da agricultura biológica e seus benefícios.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://8hortas.blogs.sapo.pt/