As Nossas Hortas Bio

Escola EB 2,3 de Azeitão (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

12

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências da Natureza

3.3. N.º de alunos envolvidos:

27

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Semanalmente os produtos da horta são vendidos à comunidade escolar. Os produtos são sempre vendidos na sua totalidade, o que demonstra o impacto que a horta da nossa escola tem junto da nossa comunidade escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada por um funcionário e aluno, sendo que o funcionário orienta as tarefas a realizar.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é realizada com ancinhos, a preparação é feita com sachos e a fertilização com recurso a compostagem e por vezes com estrume.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas das árvores da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, bróculos, nabiças, coentros.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega,quando necessária, é realizada com mangueira e/ou aspersores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É realizada semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagarta

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: