As Nossas Hortas Bio

Escola EB1/PE da Achada (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio Matemática, Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ajudam a promover, participam com diferentes sementes, visitam e solicitam produtos da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alunos:
- Pedem para visitar a horta a qualquer hora;.
- Colhem produtos da horta e consomem-nos;
- Ajudam na plantação e manutenção da horta;
- Plantam as sementes para germinação e são responsáveis pelo seu desenvolvimento.
Comunidade:
- Mostram o seu apreço pelos produtos e pela atividade em si;
- Adquirem os produtos para consumo próprio;
- Contribuem para a dinamização da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Terças e quintas da parte da manhã, os alunos, por grupos, desenvolvem tarefas ligadas à manutenção da horta.
Os professores responsáveis planificam semanalmente as tarefas a desenvolver desde a germinação de sementes até à sua plantação.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza da horta é executada através de mondagem e a fertilização através da compostagem e da plantação de tremoços e chícharos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os excedentes da horta: ramagens e folhas secas, resíduos vegetais do jardim/horta, resíduos do refeitório.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, tomates cherry, couve lombarda, couve roxa, couve, pimpinelas, bananas, espinafres, alface, batata doce, semilha, milho, abóbora, alho francês, cebola, favas, brócolos, pitanga, araçaleiro e batata inglesa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelas funcionárias e docentes.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Usamos produtos naturais como água com sabão azul, água com leite e cerveja para atrair as lesmas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

O piolho e lesmas.Usamos produtos naturais como água com sabão azul, água com leite e cerveja para atrair as lesmas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Lanche com produtos da horta (com o alface e tomate) e chá.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Umas das feiras realizadas na escola foi a de Natal, que consistiu, entre outros, na venda dos nossos produtos da horta. Professores, alunos e funcionários estiveram envolvidos nesta ação, cada um com a sua função. Os pais apreciaram bastante esta atividade e adquiriram bastantes produtos. Durante o ano letivo, existe na entrada da escola, uma pequena banca, onde se poderão adquirir produtos frescos da horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os lanches na nossa escola são saudáveis. Quando as nossas alfaces e tomates ficam crescidos e prontos a consumir, são muitas vezes utilizados para os lanches das crianças. Estes dois elementos da nossa horta, substituem, muitas vezes, a manteiga ou o queijo. São muito bem recebidos pelo maior parte das crianças. Esperamos, com estas ações ultrapassar/mudar hábitos alimentares "menos" saudáveis.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Com uma horta tão cativante, as visitas dos nossos alunos tornam-se cada vez mais frequentes. Este espaço é propício para lecionar qualquer área do nosso ciclo: falamos das compras e dos gastos que poderemos ter, temos uma abordagem mais ecológica que pode ser descrita ou debatida em Estudo do Meio e muito mais.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: