As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar e Creche do Porto Santo (Porto Santo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este ano letivo (desde janeiro)

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática e Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

85

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Oferecendo os produtos/sementes hortícolas para a plantação e constituição da horta. As famílias envolveram-se sempre que foram solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Dar importância à agricultura biológica, conhecer alguns produtos hortícolas através da plantação, cuidados a ter na horta e as fases de desenvolvimento dos hortícolas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Fez-se a divisão por turmas para a plantação, a manutenção/rega dos produtos hortícolas e a monda de ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Colocamos o adubo orgânico do Compostor e acrescentamos terra cedida pelo Parque Florestal do Porto Santo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas secas e sobras de comida das refeições dos alunos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata doce, cebola, couve, alface, favas, courgette e ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita pelos alunos, professores e jardineiros.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização de pragas e doenças é feita sempre que é necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

- Lanche saudável com alface. Este lanche com a alface da horta foi feito apenas uma vez com as crianças do Pré- Escolar, porque as alfaces estavam em fase de crescimento.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foi feita uma cerca à volta da horta para proteção da mesma com tábuas de madeira pintadas pelos alunos. A cerca também foi feita com a colaboração dos alunos e um funcionário da Escola.

15.1. Link para a página da horta: