As Nossas Hortas Bio

Escola Básica D. Pedro I (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Mat/ Port/ Culinária/Ciências (Educação Especial)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Participam sempre que são solicitados, transmitindo aos alunos algumas técnicas de como cavar a terra, fornecem sementes e plantas e algum material que eventualmente seja necessário.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Um maior envolvimento entre pais e comunidade escolar. Os alunos habituaram-se a utilizar diversos recipientes recicláveis, para fazerem sementeiras e a utilizar duma forma mais sustentável os recursos existentes, recorrendo ao aproveitamento de água da chuva.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos têm o horário com dia e hora marcada. Todos fazem as tarefas que sejam necessárias, dependendo da época do ano e das sementeiras que delineámos fazer.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza com sachola e enxada. Fertilização é feita com o produto da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita num compostor fornecido pela Câmara Municipal.
Folhas, ervas, cascas de fruta, vegetais que não estejam bons para consumo, borras de café, cascas de ovos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, alho francês, ervilhas, alfaces e cebolas.
Ervas aromáticas- salsa, hortelã, coentros, cebolinho.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Vamos monitorizando a humidade do solo e regamos sempre de manhã ou ao fim do dia. A rega é feita pelo pé, utilizando recipientes de recolha de água ou por mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, é feita através da observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Este ano não se realizou - Covid 19.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Este ano não se realizou - Covid 19.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de doce de abóbora, produzida na nossa horta. A compota foi confecionada pelos alunos que cuidam da horta. A compota foi depois vendida a alunos, funcionários e professores. Sopas confecionadas pelos alunos com os produtos colhidos na horta. Articulação das aulas de horticultura e culinária.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Alunos com Necessidades Educativas Especificas, gostam muito de ali desenvolver as atividades. Serve como ponto de socialização, aprendizagem e descontração.

15.1. Link para a página da horta: