As Nossas Hortas Bio

Escola Básica e Secundária Ribeiro Sanches (Penamacor)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde setembro de 2019

2. Área aproximada da horta (m²):

45

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e OFC

3.3. N.º de alunos envolvidos:

23

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente, para lavrar ou participando com sementes

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Conhecimento dos produtos constituintes de uma sopa e de doces

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É feita por duas turmas, nas horas de OFC ou de cidadania e nalguns tempos livres.
Os professores responsáveis repartem as tarefas de modo a que todos participem um pouco em todas as tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza foi feita pelos alunos, foi lavrada por um encarregado de educação e os canteiros onde se semearam os produtos foram cavados pelos alunos. A sementeira foi feita por eles assim como a fertilização, com a ajuda das professoras e a rega é feita pelos alunos e pelas professoras conforme a disponibilidade.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos orgânicos provenientes da cantina, borras de café do bar dos professores e restos de folhas secas dos terrenos envolventes

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, couves, alhos, ervilhas, coentros, salsa, rúcula e espinafres.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita manualmente pelos professores e o funcionário da escola

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim! Todas as semanas

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Confecção de Marmelada

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta:

Ensinamentos sobre os trabalhos no campo, plantação e manutenção dos terrenos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confecção de Sopas:

Aproveitamento dos produtos da hortas para a confecção de sopas, e explicação de como é importante este prato na alimentação humana.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confecção de Marmelada:

Aproveitamento dos produtos da hortas dos familiares dos alunos para a confecção de marmelada, doce tradicional da região.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Projecto que envolveu muito bem os alunos e que se deve manter para o próximo ano lectivo.

15.1. Link para a página da horta: