As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB 2,3 Professor Noronha Feio (Oeiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde Dezembro de 2019

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

26

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos votaram maioritariamente o tema Desenvolvimento Sustentável privilegiando em relação a outros: Direitos Humanos, Igualdade de género, Interculturalidade, Educação Ambienta e Saúde.
Desta forma foi integrado o Projeto da Horta Escolar na planificação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
A motivação dos alunos e da professora para concretizar este projeto derivou de pôr em prática as ideais de sustentabilidade, através da plantação de leguminosas.
O facto de se tratar de um Projeto, no exterior da sala de aula, atraiu-os para o envolvimento e participação no mesmo.
Um dos Encarregados de Educação, cujo educando participa no projeto, fez questão de trazer à escola produtos oriundos da sua horta particular, horta esta que surgiu depois de a família ser motivada pelo aluno.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização foi iniciada nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento. Contudo a horta tem usufruído do trabalho dos alunos em horas em que os mesmos têm furo devido à falta de algum professor.
A repartição de tarefas era feita no início de cada aula, de modo a que os alunos não tivessem sempre a mesma tarefa e fossem experimentando os vários afazeres inerentes a uma horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Para efetuar a limpeza preparação do terreno foi pedida a colaboração da Câmara Municipal de Oeiras. Preparação essa que foi precedida pelo amanho do terreno (cavando) efetuado pela professora e alunos. A equipa da Câmara considerou-o de boa qualidade dado o número de minhocas que possui e devido ao facto de ser argiloso.
Em virtude, de ser a primeira vez que era cultivado não se fez a fertilização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Estava agendada na escola, uma ação de compostagem levada a cabo pela equipa do Oeiras Educa, em Abril.
A partir daí tentar-se-ia pôr em prática os respetivos ensinamentos. De qualquer maneira todas as ervas que são retiradas são postas a secar e são incorporadas posteriormente na terra.
Na escola já existe desde o ano letivo transato um compostor já a pensar na implementação do Projeto Horta Escolar, doado pelo município.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Semeadura de couve penca e grelos, em Dezembro.
Plantação de couves galegas e cenouras, semeadura de favas e feijões, em Janeiro.
Foram plantadas batatas no início de Março.
Procedeu-se ainda à plantação de alecrim e gerânio para a monitorização de pragas e doenças.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta tem sido regada duas vezes por semana, excepto quando há chuvas frequentes.
Durante o período da quarentena tem sido regada pela professora coordenadora do Projeto com a colaboração de outros membros da equipa Eco-Escolas.
Em período normal de aulas têm sido os alunos e a professora a desempenhar essa tarefa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Em virtude de a professora responsável ter assistido a uma ação de formação "Biodiversidade - Horta na escola", dinamizada pela LPN, em que se defendeu a existência de plantas odoríferas, como meio de combate a pragas, foram colocadas duas espécies de plantas: alecrim e gerânio.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Em virtude de se estar em período de confinamento, o refeitório não se encontra aberto pelo que os vegetais da horta foram distribuídos pelos professores que têm ajudado nesta e por uma aluna que se ofereceu, mesmo neste período, para vir ajudar. Nunca tinha manuseado favas nem as tinha saboreado e pediu-as (levando para casa) para as cozinhar e provar pela primeira vez.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foram efetuadas aulas de Cidadania e Desenvolvimento na horta. Os alunos cavaram,arrancaram/cortaram ervas daninhas, plantaram couves,favas, cenouras e feijões.
Estas atividades agrícolas foram, por eles, escolhidas depois de terem sido postos perante a hipótese de optarem quer por estas atividades, quer por outros temas ligados à disciplina de Cidadania.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Já existiam previamente árvores e arbustos inseridos no terreno, são eles: amendoeiras, figueiras, ameixoeira, pepino-limão.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100010657417272