As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB 2 D. João IV de Vila Viçosa (Vila Viçosa)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

60 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências naturais e ambiente e desenvolvimento sustentável

3.3. N.º de alunos envolvidos:

137

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Fomentar o contacto com a produção biológica de alguns produtos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Voluntariado com a orientação permanente do professor Gita Serra.

7. Como é feita a preparação do solo?

Preparação com moto enxada e utensílios agrícolas. Fertilização através da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Compostor fechado. Ao ar livre. Com materiais trazidos pelos alunos e recolhidos no recinto escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, alhos, morangos, framboesas, couves, feijão, grão, courgetes, abóboras, mogangos, tomates, pepinos, alhos francês, ervas aromáticas...

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Algumas árvores, rega gota a gota e o restante em rega através de mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula de Ciências Naturais para identificação de plantas, flores e respetiva constituição.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: