As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB 2,3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade (Ribeira Brava)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

126,7 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Tecnológica, Educação Visual.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

~30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Por intermédios dos alunos do Clube ECO, solicitou-se aos Encarregados de Educação a colaboração para trazerem plantas ou sementes de diversas hortícolas, de modo a serem cultivadas na Horta da escola, assim como, no primeiro Conselho Eco-Escola, alguns docentes pertencentes a este Conselho e a representante dos pais dispuseram-se a trazer plantas de hortícolas, uma vez que também fazem agricultura no seu domicílio. Foram recebidas várias plantas ao longo do ano letivo, nomeadamente, na altura em que os canteiros da horta estavam preparados para cultivo (meses de janeiro a março). Este ano o inverno foi escasso, por isso ouve sempre temperaturas favoráveis ao crescimento das plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A Horta Bio proporciona o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de projetos envolvendo a flexibilidade curricular, permitindo aos alunos o contacto direto com este espaço.
Para além disso, as hortícolas cultivadas, são usadas para consumo na escola, uma vez que as auxiliares da cozinha e bar colhem as diversas culturas produzidas, para confeção de alimentos, ao mesmo tempo permite uma certa poupança económica para a escola. Além destes exemplos, a horta tem impacto na comunidade escolar com os seguintes objetivos:
- Realização de mercadinhos com os produtos obtidos na Horta Bio;
- Conhecer as técnicas associadas à agricultura biológica;
- Promover a sustentabilidade do meio ambiente;
- Otimizar o funcionamento do compostor existente na Escola;
- Fornecer ervas aromáticas para consumo escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é realizada pelos docentes do Clube Eco e alunos, estando também envolvidos no regadio, as auxiliares da escola. Após o período de confinamento, duas funcionárias da escola têm-se dedicado a este espaço, fazendo a sua manutenção e tratamento.

7. Como é feita a preparação do solo?

A monda das ervas, bem como a mobilização do solo é executada pelos coordenadores e alunos do Clube Eco.
A fertilização do solo é realizada através de composto adicionado à horta, proveniente do compostor da escola e de uma docente que produz em casa, em relativa quantidade. Outro método de fertilização do solo, é a colocação de plantas de urtiga e feiteira (Pteridium aquilinum) em tanques de água (30 l) durante 3 a 4 meses, no mínimo. Este composto através de diluíção é posteriormente adicionado em várias fases no solo, com o objetivo de enriquecê-lo em nutrientes, nomeadamente em azoto, potássio e fósforo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos selecionados da cantina e bar dos alunos, bem como, resíduos verdes ou secos, provenientes da jardinagem e da horta Bio.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangos, couve brócolos; couve "todos-os-dias", beterraba, cebola, alho francês, tomate cherry, espinafres, salsa, pimenteira (piri-piri), planta de pimentões, beringela, ervas aromáticas (erva cidreira, segurelha, manjerico e coentros,...), intercaladas nestas culturas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No passado foi feita a recolha de água de um tanque, atualmente a escola não tem permissão de ir buscá-la, porque está a ser consumida pelo dono do poço.
A rega é feita, normalmente, pela manhã, ou ocasionalmente durante os últimos tempos da tarde, com auxilio de mangueiras para os canteiros que se encontram em um plano superior, enquanto que os canteiros da horta tem a rega de aspersão durante 10 minutos, aproximadamente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através de uma observação direta, mensalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Desenvolve-se com alguma frequência uma lapa no araçaleiro, embora este ano letivo não foi tão acentuada em comparação aos anos anteriores. Para combate foi usado água com sabão azul diluído e aspergido sobre as folhas da árvore.
No compostor surgiu pela 1ª vez, uma "família" de ratos, que felizmente desapareceram. Foi colocado uma ratoeira junto ao compostor, mas nunca apanhou nenhum rato: A escola está situada junto a um rochedo, numa zona com um número razoável de predadores (aves de rapina, francelhos, mantas e corujas), julgando-se que talvez serviram de alimento para estas aves.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Projetos no âmbito da flexibilidade curricular - Projeto desenvolvido ao longo do ano letivo, no âmbito da flexibilidade curricular, na turma do 8ºC.
A docente de Ciências abordou a importância da preservação da biodiversidade nos ecossistemas particularmente da floresta Laurissilva e em articulação com a docente Tecnologias de Informação e Comunicação, cada aluno pesquisou um endemismo desta floresta e com ajuda da docente de Educação Visual, desenharam num banco, feito com paletes e montado no jardim da escola.Esta atividade foi realizada apenas em duas sessões, envolveu três docentes e a turma do 8ºC. Os alunos revelaram muito empenho e o feedback foi muito positivo.
Os funcionários, docentes e os alunos quando acompanhados de um professor, podem usufruir de um descanso, no banco.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Mercadinho de suculentas - Realizado no dia 14 de fevereiro, proporcionou a venda de várias plantas suculentas, cultivadas pelos alunos do clube no início do ano letivo. As verbas obtidas (47 euros) revertem para a compra de materiais necessários nas atividades do clube Eco. Os docentes e funcionários, assim como alguns alunos, uma vez que era o dia de S. Valentim, permitiu aumentar as vendas, proporcionando ao mesmo tempo a aquisição por uma planta de grande durabilidade a um preço convidativo (1 euro cada planta).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Mercadinho das Hortícolas - Atividade realizada no 1ºperíodo, (27 de Setembro), associado às atividades do Global Action Days. Esta atividade, quando realizada, apresenta-se sempre com uma grande participação por parte da comunidade escolar, uma vez que os produtos são de boa qualidade e a preços bastante acessíveis e convidativos, sendo a sua adesão muito grande. Seria realizada outra no final do ano letivo, no entanto, devido à situação do Covid-19, ficou cancelada.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta também é muito frequentada pelos funcionários no período de descanso para conviverem num espaço aprazível e mais sossegado, fora do espaço frequentado pelos alunos. A Horta contem várias flores que a ornamentam-na.
Muitos dos produtos são levados, ao longo do ano letivo para confeção na cantina da escola.
Os restos orgânicos produzidos, quer na cantina, quer no bar dos professores e alunos, converge com os restos vegetais verdes e secos da Horta, para um compostor, onde é produzido alguns quilos de composto ao longo do ano, que servirá posteriormente para repor alguns nutrientes ao solo da horta.

15.1. Link para a página da horta:

http://eco23campanario.blogspot.pt/