As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Instituto Duarte de Lemos (Águeda)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

ano letivo 2019/2020

2. Área aproximada da horta (m²):

18

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais; Clube da Terra

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitadas, as famílias forneceram plantas para serem cultivadas na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Para a comunidade, a exposição de ervas aromáticas e o uso de produtos cultivados na horta na preparação das refeições no refeitório; para os alunos envolvidos o uso e manuseamento de utensílios agrícolas e o contacto com as práticas agrícolas de sementeira, plantação e rega das culturas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas eram distribuídas pelos alunos do Clube da Terra, com a supervisão de um professor ou de um funcionário.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo, os alunos fizeram a limpeza da estufa, retirando as plantas (todas ornamentais) que lá se encontravam e preparando o solo para receber as culturas com utilização do composto orgânico produzido no compostor

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

com resíduos resultantes da manutenção do jardim da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Salsa, coentros, pimentos, alface, couve, bróculos, morangos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foram colocados contentores junto à estufa para recolha da água da chuva, que foi sendo utilizada na rega das plantações

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não se verificou.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira de ervas aromáticas para comemoração do Dia Mundial da Alimentação. Seleção,recolha e exposição de ervas aromáticas para divulgação dos benefícios da sua introdução na alimentação.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantação das culturas. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer e manusear utensílios agrícolas e selecionar as espécies a plantar, consolidando alguns conceitos de Biodiversidade vegetal e da biologia das plantas e potenciando a consciência ambiental.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Manutenção das culturas e colheita de alguns produtos para utilização no refeitório, com o objetivo de divulgar os benefícios a retirar da agricultura e promover melhores hábitos alimentares entre os nossos alunos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta encontra-se instalada na estufa existente na escola que está a ser renovada, de modo a permitir uma melhor gestão do espaço para corresponder às expectativas dos alunos envolvidos.
Será este o principal aspeto a realçar: o entusiasmo e empenho demonstrado pelos nossos alunos sempre que era altura de fazer alguma tarefa na horta.

15.1. Link para a página da horta: