As Nossas Hortas Bio

Escola EB 2,3 da Toutosa (Marco de Canaveses)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

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questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2006/2007

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Forneceram as sementes

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O trabalho desenvolvido na horta não teve impacte na comunidade.
Embora os alunos apenas tenham preparado o terreno e realizado as sementeiras, podemos afirmar que o trabalho desenvolvido lhes proporcionou aprendizagens não curriculares fora do contexto de sala de aula e o desenvolvimento do sentido de responsabilidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Um grupo de alunos, sob a orientação da professora de CN, realizou a preparação do solo. Posteriormente pequenos grupos de alunos procederam às sementeiras, sob a orientação do professor de Francês.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno foi limpo tendo sido arrancadas as ervas daninhas. A mobilização e a fertilização do terreno foram realizadas aquando as sementeiras. A mobilização foi manual com recurso à enxada e a fertilização foi realizada com composto produzido na escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Recorrendo ao vermicompostor "Hotel das Minhocas" e utilizando os resíduos orgânicos do bar produzimos compostos que foi utilizado para fertilizar o solo da horta

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Procedeu-se à sementeira de rúcula, alho francês, coentros, alface e rabanetes

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com água do coletor pluvial. As sementeiras foram realizadas no início de fevereiro, tendo ficado um grupo de alunos da turma 7.ºD responsáveis pela rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi feita qualquer monitorização de pargas e doenças, dado o encerramento das escolas devido à pandemia Covid-19

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: