As Nossas Hortas Bio

Lar das Criancinhas da Horta/ O Castelinho (Horta)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

cerca de um ano

2. Área aproximada da horta (m²):

49 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área de conhecimento do mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

75

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Nas horas da refeição é um incentivo para as crianças quando sabem que foram confecionados com produtos cuidados por eles.
Para dar continuidade há pequena horta, algumas crianças incentivam os pais a terem os seus produtos nas suas casas, mesmo que seja apenas uma erva aromática.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta está ao encargo de um dos funcionários da sala e depois é articulada com as educadoras das 3 sala de jardim de infância, de forma a que todos os grupos participem nas diferentes etapas. Cada sala tem ao seu encargo determinadas tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Este é cavado e depois é utilizado composto do nosso compustor e as respetivas ervas também são utilizadas para fortalecer o solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cada sala tem o seu dia para colocação de materiais no compostor, sendo este os que são produzidos na própria instituição. Por vezes é solicitada a colaboração dos pais com os mesmos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve, ervilhas, alface, salsa

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é feita a monotorização de pragas e doenças, uma vez que não são conhecidos problemas nesse sentido.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Os excedentes são entregues a outras IPSS

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Quando os produtos são utilizados na confeção de sopas ou saladas, são as crianças que apanham os produtos e os entregam na cozinha, para depois o pessoal da cozinha tratar dos mesmos e utilizá-los. Os intervenientes são o funcionário destacado para orientar a horta, as crianças das salas de jardim de infância, os funcionários dessas salas e o pessoal da cozinha. Durante este ano letivo só foi possível utilizar para dois dias, no início do ano letivo, uma vez que no mês de outubro tivemos uma grande tempestade e destruiu a nossa horta, sendo que tivemos de começar todo o processo de novo. No mês de dezembro plantámos couve que também já foi utilizada, quanto aos restantes produtos só agora é que demos início aos mesmos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A nossa horta está num espaço acessível há visita de todas as pessoas que frequentam a instituição, sendo uma boa forma de divulgar o nosso trabalho.
Este ano iremos trabalhar num projeto em parceria com a Câmara Municipal da Horta "O quintal", o qual teremos intervenientes do nosso município na nossa horta.

15.1. Link para a página da horta: