As Nossas Hortas Bio

Escola EB 2,3 de Gandarela (Celorico de Basto)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

60 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

A dinâmica da Horta é no âmbito do Clube do Ambiente em que se tenta envolver saberes de todas as disciplinas.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

4

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ainda não houve tempo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Ainda não houve tempo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Horta foi dividida em 4 canteiros e cada aluno é responsável por um dos canteiros.
Temos 3 tempos semanais, distribuídos por 3 dias da semana.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita manualmente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Até à data:
couve, repolho, bróculo, feijão (várias espécies), alface, alho francês, abóbora e plantas aromáticas (salsa).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega, neste momento, é feita a regador, sempre que se justifica.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Horta como é muito recente, ainda, não é possível desenvolver muitas atividades relacionadas com a mesma.

15.1. Link para a página da horta: