As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica Manuel Ferreira Patrício (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 7 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

470

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Estudo do Meio, Curso de Educação e Formação.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Interação entre alunos e a natureza.
Aprender a respeitar a natureza.
Observar e acompanhar o ciclo agrícola dos alimentos

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Pelos alunos das disciplinas acima mencionadas todos os dias da semana.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita com moto cultivador.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas e estrume de cavalo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Fava, couves, alfaces, batata.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita pela precipitação do momento.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, por observação direta diariamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não foram combatidas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Com a turma do 5º B, por exemplo, foram feitas 3 visitas, envolvendo a professora de Ciências Naturais, os alunos da turma, o professor do curso CEF e os alunos do curso CEF. As atividades
em que colaboraram foram as que, na altura, os alunos do CEF estavam a realizar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Ao longo de todo o ano letivo foram retirados resíduos ( plástico e pedras) do espaço da horta.

15.1. Link para a página da horta: