As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB 2,3 de Sande (Marco de Canaveses)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A instalação da horta ocorreu no ano letivo 2020/21

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Produção Agricola - Turma PIEF

3.3. N.º de alunos envolvidos:

13

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos demonstram alguma curiosidade ao verificar que se estava a realizar o processo de limpeza de o terreno para a instalação da horta.
Os alunos davam a conhecer o seu trabalho e os seus produtos na feira de S. Martinho, que era aberta a toda a comunidade educativa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta foi organizada com a ajuda dos alunos de duas turmas do PIEF que existem na escola e com a sua ajuda semanalmente ou de quinze em quinze dias fazem a manutenção, e sementeira de plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo procedeu-se à limpeza do terreno utilizando uma roçadora e enxada. Mobilizou-se o terreno utilizando enxada, ancinho, formando camalhões de terreno.
A fertilização foi realizada utilizando composto que tínhamos na escolas, resultado da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Sim é realizada a compostagem, na escola existem muitas árvores caducifólias e utilizamos muito a roçadora para cortarmos as ervas que crescem nos espaços da escola que são utilizados para colocarmos na compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Instalamos a consociação de alhos e favas, instalamos morangos. Realizamos sementeiras de alfaces , salsa e coentros

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Este ano ocorreu muita precipitação e como tal não foi necessário realizar regas até março.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até março só foram identificados alguns caracóis.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não foi necessário realizar tratamentos, apenas realizamos a manutenção retirando as ervas daninha.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Aulas de campo

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Para comemorar o dia da alimentação e para sensibilizar os alunos para o consumo de sopa realizou-se o "Festival das Sopas". Várias turmas participaram na confecção das sopas e aderiram à degustação das diferentes sopas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Algumas aulas do 6º e 8º PIEF da escola foram realizadas na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Algumas turmas realizaram algumas aulas de campo na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: