As Nossas Hortas Bio

Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Iniciou este ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²):

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, CMA, Matemática, Inglês, Português, Cozinha

3.3. N.º de alunos envolvidos:

14

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Iniciamos a horta no dia da Alimentação Saudável (16/10/19) em que todas as turmas da escola estiveram envolvidas na plantação de alfaces em paletes verticais, fornecidas por uma empresa de construção do meio envolvente.
Entretanto, passamos para um pequeno canteiro da escola com cerca de 20m2.
Os alunos revolveram a Terra, retiraram pedras e lixo e estão a fazer compostagem com desperdícios da cozinha pedagógica.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

No dia da Alimentação toda a escola esteve envolvida na plantação e inauguração da horta;
As alfaces foram colhidas e confecionadas pelos alunos de Cozinha;
Quando os alunos estão a trabalhar na horta são questionados por outros alunos sobre o que estão a fazer e técnicas utilizadas mostrando interesse em participar;
Os funcionários também têm colaborado ativamente, assim como professores de outra escola do agrupamento;
Os pais foram convidados, na reunião de entrega das avaliações, a participar no projeto.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe uma escala de atividades por disciplina e por grupo de alunos gerida pelo delegado de turma e pela diretora de curso. Todas as semanas se realizam tarefas.
Em CN estudaram as melhores espécies para plantar, a importância da cobertura do solo, o solo, a necessidade de rega e a compostagem.
Em Matemática trataram da medição do espaço e irão fazer a vedação.
Em CMA foi efetuado o pedido de colaboração do meio envolvente, a publicidade e os trabalhos na horta.
Em Português estão a realizar periodicamente eco-notícias das tarefas realizadas.
Em Inglês têm colaborado na plantação de espécies na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do espaço foi feita pelos alunos em tempo de aula. Para a fertilização fazemos a compostagem. No entanto, para iniciarmos a nossa plantação utilizamos composto cedido pela outra escola do agrupamento.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os materiais da cozinha pedagógica, sendo duas alunas do curso responsáveis pelo mesmo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cenoura, cebola, alho francês, alfaces, rabanetes, couves, feijão, espinafres, morangos, tomate e pimentos.
Ervas aromáticas: alecrim, salva, tomilho, salsa, coentros, hortelã e arruda.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Estamos a tentar angariar patrocínios para instalar um sistema de rega gota-a-gota.
Uma vez que dispomos de cozinha pedagógica, fazemos reaproveitamento da água de lavagem dos vegetais.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Neste momento não. Em situação de praga ou doença, existem na agricultura biológica diferentes métodos de luta, que não afetam negativamente o ecossistema. Existem meios de luta físicos, biológicos e químicos, cujo uso será ponderado mediante a situação.
Está prevista a instalação do hotel de insetos para polinização e controle de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Concursos:
Envolveu toda a comunidade escolar. Foram criados dois jogos: um em scratch e outro no kahoot, mediante anos de escolaridade, acerca da Alimentação Saudável/Sustentável. O aluno vencedor de cada turma teve o privilégio de na presença de toda a turma plantar uma alface e assistir a todo o seu processo de crescimento.
Pretendemos organizar concurso de melhor prato baseado em desperdícios alimentares/saudável.



Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção
Usando os produtos da horta foram e continuaram a ser confeccionados pratos pelos alunos do curso de cozinha da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta
Existe envolvimento de todas as disciplinas no planeamento e tratamento da horta e irão ser convidadas outras turmas da escola para participarem nos trabalhos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Pretendemos envolver os pais, a autarquia local e alguns elementos da escola sede do agrupamento.

15.1. Link para a página da horta: