As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica 2,3 da Costa da Caparica (Almada)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

14 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Projeto PAS (Práticas Ambientais e de Sustentabilidade) nas turmas do 6º ano de escolaridade.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

126

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Indiretamente

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos respeitam o espaço e preocupam-se com a sua manutenção.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização e a repartição das tarefas estão integradas na planificação do projeto.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita pelos alunos manualmente, utilizando utensílios agrícolas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Aparas de cortes de relva, ervas daninhas resultantes das monda e folhas e restos vegetais derivados da limpeza geral do jardim da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Os alunos são divididos em grupos de trabalho, tendo cada grupo um espaço na horta que cuida ao longo do ano letivo. Cada grupo faz um desenho/croqui com as espécies que vão cultivar tendo em conta a época do ano e as regras da agricultura biológica. Os diversos grupos seleccionam as espécies hortícolas consultando um quadro onde se menciona as espécies amigas ou seja que podem viver em consociação.
Consociações realizadas:
- Couve e alface; Alface e cebola; Alface e alho francês; Alface e cenoura; Beterraba e cebola; Morango e alho francês; Batata e tomate; Rabanete e pepino; Tomate e salsa, etc.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita pelos alunos através de uma escala pré-definida.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a monotorização praticamente todos os dias

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagarta da couve e caracóis.
A lagarta da couve foi retirada manualmente. Os caracóis foram combatidos com armadilhas com cerveja. Foram reutilizadas as garrafas de água e colocadas na horta com cerveja.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

O mercadito – Onde são vendidos os produtos da horta ( não se realizou por a escola ter encerrado devido ao covid-19).
Aulas na horta – A horta ser um meio para adquirir conhecimentos especialmente nas aulas de ciências ( não se concretizou devido ao encerramento da escola devido ao covid-19).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

• Valorizar e fomentar o gosto pelo contacto direto com a natureza realizando atividades práticas na escola;

• Despertar o interesse dos alunos para o cultivo das plantas, as épocas de sementeira e o conhecimento dos processos de propagação;

• Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos criando na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;

• Sensibilizar os alunos, encarregados de educação e comunidade escolar, quanto à necessidade de práticas alimentares mais saudáveis gerando mudanças no que se refere à qualidade dos alimentos;

15.1. Link para a página da horta: