As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB Alexandre Castanheira (Almada)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio; Educação Cívica.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

184

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participaram em atividades pontuais (preparação da terra, cultivo...), também trazendo sementes e produtos hortícolas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O envolvimento de várias turmas, de diferentes anos de escolaridade e das Unidades, de Ensino Estruturado e de Multideficiência, no Projeto Horta-Bio.
A partilha de informação com as famílias e alunos.
A vigilância, o cuidado e a preocupação na manutenção dos espaços de cultivo.
O envolvimento dos pais/familiares.
A parceria com a Junta de Freguesia.
A divulgação na Pág. Web da Escola.
A introdução de produtos da horta na alimentação (sopa, legumes como acompanhamento...).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma é responsável pela manutenção de uma das áreas delimitadas e as atividades de manutenção são rotativas, pelos diferentes anos de escolaridade e orientadas por cada Docente/Educador.

7. Como é feita a preparação do solo?

Na fase inicial misturamos a terra existente com substrato universal, composto por humus, turfas loiras, adubação mineral. Depois fertilização orgânica, com algum composto resultante da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

São utilizados resíduos orgânicos provenientes da cozinha e da limpeza da própria horta: vegetação morta, cascas e restos de fruta e vegetais, borras de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas habituais: Alfaces, couves, tomates, cenouras, espinafres, ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando chove, é aproveitada a água da chuva, com recipientes, depois despejada em regadores. Com o tempo mais quente, existe o recurso à água canalizada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, mas não temos tido pragas, doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Manutenção e renovação de culturas.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de saladas , sopas, sandes.
Atividades que ocorrem duas a três vezes por ano.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na Horta.
Atividades que ocorrem ao longo do ano.
Participam todos os envolvidos no projeto.
Aulas com uma componente prática, experimental.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Manutenção e renovação de culturas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Implementamos na nossa horta princípios da Agricultura Biológica, apelando à participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar. Além do envolvimento dos alunos, este projeto tem como objetivo envolver também os professores, funcionários, pais, comunidade local. Tem ainda como objetivo promover a interdisciplinaridade e a integração curricular das atividades a desenvolver.

15.1. Link para a página da horta:

https://eb1jilaranjeiro2.ruyluisgomes.org