As Nossas Hortas Bio

Escola Secundária de Alpendorada (Marco de Canaveses)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

45

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biologia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

8

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2 a 3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As sementes e as plantas para semear e plantar são fornecidas pela comunidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Quando é necessário realizar trabalhos na horta são organizados grupos de trabalho de acordo com a disponibilidade.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e mobilização é feita manualmente; a fertilização é feita com composto provenientes dos compostores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos dos jardins e da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

ervilhas, favas, batatas, alfaces, alho francês, feijões, couves

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É utilizada água de uma mina.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não sabemos. Não foram combatidos e destruíram as couves.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tem uma estrutura em patamares, aproveitando o relevo inclinado com muros de suporte em granito (rocha abundante nesta região.

15.1. Link para a página da horta: