As Nossas Hortas Bio

Escola EB1/PE Rancho e Caldeira (Câmara de Lobos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 12 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

cerca de 30 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

17

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas, adentro do projeto cada docente desenvolve por semana a manutenção da horta com as turmas.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

75

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias vêm realizar algumas plantações ou enviam plantações em garrafões PET. A vinda à escola é consoante a disponibilidade familiar e laboral de cada um. Os pais marcam com as coordenadoras ou direção da escola, o dia e hora que estão disponíveis.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Este ano letivo, devido à pandemia, a horta da escola ficou sem ter manutenção, pois as entidades locais disponibilizaram pessoal para virem à escola colaborar e ensinar os alunos mas a data prevista, em abril, ficou suspensa. Por isso, os pais realizaram com os filhos plantações em casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é distribuída para manutenção semanalmente por turma. Cada turma, em horário estipulado com o professor da curricular e com apoio dos professores das extras, marcam um dia e hora para regar, plantar e arrancar ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

No inicio do ano pedimos a colaboração de um jardineiro às entidades locais para preparar o terreno e durante o ano a manutenção é feita pelos alunos, professore e funcionários. De vez em quando temos a colaboração de encarregados de educação/familiares dos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A escola tem um compostor, onde uma funcionária está responsável pela sua manutenção. Coloca restos de comida, cascas de verduras e de fruta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Devido à pobreza do solo (muito rochoso e falta de terra=, a cultura não pode ser muito diversificada. Temos ervas aromáticas, batata doce; 1 romanzeira, 1 bananeira, 1 pitangueira e 1 araçaleiro.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, pela funcionária da escola responsável pela horta. Diariamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Elaboração de uma salada de fruta (sobremesa do almoço) com algumas frutas da nossa horta para celebrar o Pão por Deus.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Apresentação da nossa horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fescolas.madeira-edu.pt%2Feb1percaldeira%2FProjetosAtividades%2FJornalinho%2Ftabid%2F11497%2FDefault.aspx%3Ffbclid%3DIwAR08VpA1ZTlVnH8zeKGLFl8DLsUNiHrebq33Zq6xtInjqiL6SHANEDBA7dI&h=AT2BUGM-ifXfpQg61hnvcZ-X5Gio0iv