As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB1/PE do Estreito da Calheta (Calheta (Madeira))

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Na escola existe uma horta há 12 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

A horta tem, aproximadamente, 120 m2 de área

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática, Português e Educação para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecem sementes ou plantas, compram alguns dos alimentos colhidos, visitam o espaço com os seus filhos e ajudam, sempre que podem, na sua manutenção.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Como o projeto já tem uma durabilidade significativa, é visível a naturalidade com que todos os alunos e seus pais encaram o trabalho que se faz. Os alunos demonstram muito interesse pelo projeto, pois é um espaço aprazível para aprender.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

7. Como é feita a preparação do solo?

No período de férias de verão, o terreno fica em repouso sem culturas. Em setembro, no início das aulas, os alunos mondam os seus talhões que, posteriormente, são cavados pelos professores, pais ou auxiliares. Antes de iniciarem as plantações, os alunos espalham o composto orgânico produzido através da compostagem doméstica na escola, durante o ano letivo anterior.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Colocando dentro de um compostor os restos de legumes, cascas de legumes e frutas, cascas de ovos, palha de cana de açúcar, relva seca, borras de café, sacos de chá, folhas do jardim e ervas sem sementes. Estes resíduos são recolhidos na escola ou trazidos de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas produzidas tentam sempre estar de acordo com a época do ano. Cultivam-se cebolas, alfaces, favas, ervas aromáticas (funcho, salsa, orégãos, segurelha, alecrim, coentros, etc.), couves de várias qualidades, beterrabas, cenouras, feijão, ervilhas,etc. Procura-se praticar a consociação de alfaces com beterrabas, cenoura com cebolas, feijão com a couve ou com o milho (prática tradicional na região).

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Devido à falta de recursos financeiros, ainda não foi possível implementar o sistema de rega por levada (sistema tradicional da Madeira). Assim sendo, continuamos a usar a água de rede para regar. Sempre que possível, a rega é efetuada no início ou fim do dia, momentos de menos calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não se têm registado quaisquer pragas na horta, pelo que não foi necessário tomar medidas de eliminação. O que se pratica é a prevenção, rodeando as cuturas com plantas repelentes, aplicando cinzas de carvão e regando com chorume de urtigas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sempre que efetuamos uma colheita fazemos uma pequena venda da escola denominada "Lojinha Biológica" aberta a toda a comunidade cujos lucros revertem para a comprar de novas plantas ou até mesmo de algum material necessário na horta. Isto acontece 3 ou 4 vezes durante o ano letivo, a última é sempre durante a semana do ambiente (junho) que esta não foi possível realizar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Trata-se de um projeto que envolve toda a comunidade, quer escolar quer local, que tem vindo a crescer com o apoio dos elementos da Junta de Freguesia, que chama a atenção de quem passa junto ao edifício da escola por se localizar de forma bem visível, e que tem crescido em tamanho a cada ano que passa. Não se trata de mais um projeto da escola, mas sim de um grande projeto da nossa comunidade escolar.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/Eco.EstreitodaCalheta/?eid=ARClU-Fr6rQJEPd5vmoATFxDfKwMSffg1EAmpPqps3S__yJkKNTVSGHrIWPt-Uc51o9Tjzu8btzoJf7E