As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Jardim Escola João de Deus (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

14m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

11

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio/ Conhecimento do mundo; matemática; português; artes visuais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

170

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

São as famílias que nos fornecem as sementes dos produtos que cultivamos. Desde os pais aos avós, todos colaboram e oferecem-nos aquilo que precisamos para o cultivo da nossa horta.
Também são as famílias que nos trazem as capsulas do café que utilizamos na compostagem, que depois se transforma em fertilizante para a terra.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O impacto é enorme, desde o conhecimento que as crianças têm em relação aos produtos agrícolas, o seu cultivo e o seu desenvolvimento; aos cuidados necessários para que se desenvolvam, nomeadamente o uso do produto da nossa compostagem para a fertilização do terreno, à rega necessária, ao arranque das ervas daninhas e, por fim, ao momento certo para, não só os semearmos como para colhermos os produtos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Antes da pandemia, estávamos organizados por turmas e idades. Os alunos do 1º Ciclo ficaram a cargo da preparação da terra, do cultivo e manutenção do terreno (arranque das ervas daninhas) os alunos da Infantil ficaram responsáveis pela rega e apanha dos produtos agrícolas.
Neste momento, são apenas os meninos da Infantil que tratam da nossa horta, uma vez que os alunos do 1º Ciclo estão a ter aulas em casa.
Ambos os grupos são acompanhados quer pelas educadoras, quer pelas funcionárias do Jardim Escola, em estreita colaboração dos familiares dos alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Durante o inverno, a horta fica sem manutenção. Em fevereiro/março começamos a arrancar as ervas, que aproveitamos para a compostagem. Durante o mês de março a terra é sachada/lavrada e preparada, pelos alunos mais velhos. No dia em que começamos a sementeira, abrimos os regos na terra, onde colocamos as semente ou transplantamos. A fertilização é feita apenas com o produto da nossa compostagem. No final é regada. Nos tempos que se seguem, há uma escala, em que cada turma tem uma função, na manutenção da nossa horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um depósito próprio para a compostagem (composteira). Uma vez que as refeição do nosso Jardim Escola são confecionadas na nossa cantina, os "desperdícios" (castanhos e verdes) são colocados na composteira, nomeadamente, cascas de batatas, cenouras, curgetes e frutas, restos de hortaliças das sopas, entre outros.
Sempre que temos folhas caídas das árvores, pequenos ramos ou ervas sem sementes, as mesmas são cortadas (pelos alunos) e colocados na composteira. Normalmente este processo começa logo no início do ano letivo, não só poruqe é outono e é quando mais caem, como, para que, quando chegamos a março, tenhamos o "produto" necessário para o cultivo da nossa horta.
Também as borras de café são utilizadas na nossa compostagem. Aqui, também as famílias contribuem, trazendo as cápsulas de café que utilizam em casa. Na escola retiramos as borras e utilizamos as cápsulas em trabalhos com os alunos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano cultivamos/semeamos: grão, feijão, feijão verde, ervilhas, favas, couves, alfaces, tomates, cebolas. Depois nas ervas aromáticas temos: salsa, coentros e manjericão.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No tempo de chuvas, armazenamos água em garrafões ou pequenos bidões, que posteriormente são utilizados para a rega da nossa horta, árvores, arbustos e plantas do Jardim Escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Nunca tivemos nenhuma. Mas temos o Sr. Fernando Luís (agricultor/jardineiro) que nos dá um enorme apoio sempre que precisamos de algo, fora do nosso alcance/conhecimento.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

recolha de frutos das árvores pelos alunos para consumo na escola (saladas de frutas)

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Como é do conhecimento de todos, a pandemia limitou-nos na realização das tarefas presenciais no Jardim Escola. Assim sendo, não sei quantificar o números de vezes nem o número das pessoas envolvidas, uma vez que só uma parte delas está na escola. Mesmo assim, a nossa horta não foi descurada e continua a ser cuidada, bem como os produtos dela continuam a ser utilizados na alimentação de todos na escola.
Com o envolvimento de todos, os meninos foram apanhando os produtos que já estavam com tamanho adequado, para os usarem nas suas refeições, nomeadamente na confeção de sopas e saladas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

apanha dos frutos das nossas árvores

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta.
Todas as turmas do 1º Ciclo e da Infantil, têm aulas de "campo", onde lhes é proporcionada uma experiência, tendo em conta a matéria lecionada. Desde as partes constituintes das plantas, às partes comestíveis das mesmas (folhas, fruto, caule...), às quantidades utilizadas nos cálculos matemáticos ou situações problemáticas, à medição do perímetro e da área dos terrenos, aos cálculos de capacidade de água que necessitaríamos para a rega, aos nomes das espécies e expressões escritas que tinham como tema a nossa horta e os seus produtos, bem como a elaboração de receitas de culinária, que tinham por base o que colhíamos da horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A nossa horta ficou muito vistosa e proporcionou aos alunos momentos muito agradáveis ao ar livre, nomeadamente nas aulas de Artes Visuais, onde os meninos puderam desenhar à vista, todas as árvores, arbustos e produtos hortícolas.

15.1. Link para a página da horta: