As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica Trigal de Santa Maria (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

21

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são convidadas a colaborar ... com madeiras (para os canteiros), com sementes, plantas...

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A comunidade e os alunos gostam de ver a horta biológica bem cuidada e colher os produtos da mesma para futura utilização, em casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos do Clube do Ambiente fazem a sua manutenção e trabalhos. Outras turmas do 2º e 3º ciclo são convidadas a participar e prevê-se um concurso de canteiros mais bem concebidos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os trabalhos de limpeza são feitos por técnicos especializados. Utilizaram o nosso composto nos canteiros por eles construídos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos de comida e cascas da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Numa primeira fase semeou-se: favas, ervilhas, salsa, couve-flor.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Infelizmente a nossa Escola não faz a recolha da água da chuva, se bem que informamos a Câmara Municipal de Braga, na Rota da Cidadania, para a necessidade e pertinência da construção de um reservatório, tendo enviado um orçamento pedido a uma empresa especializada. Participámos no concurso "Escola Amiga da Criança" com o projeto neste âmbito "Por um recurso mais eficiente...."-
A rega é feita por sistema gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: