As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EBI de Pedome (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

até 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

As disciplinas da componente tecnológica do curso CEF de Operador de Jardinagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

13

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitados, disponibilizando sementes, estrume, plantas entre outros.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Constitui uma estrutura para dar aulas a diferentes módulos dos operadores de técnicos de jardinagem e noutras disciplinas e anos. Este ano, devido às circunstâncias, só se fez a horta de inverno. Tinhamos em sementeira as espécies hortícolas que iriam ser transplantadas em final de março. O terreno já se encontrava preparada.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Pelos docentes e alunos do curso CEF operadores de técnicos de jardinagem

7. Como é feita a preparação do solo?

Pelos docentes e alunos do curso CEF operadores de técnicos de jardinagem

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Que resultam dos trabalhos de jardinagem e temos um compostor (restos de hortícolas, resultantes das podas e mondas)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervilhas, alho francês, alface, feijão, salsa, couves e favas

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As regas são efetuadas pelos alunos ao final do dia, quando necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim
Pela docente e pelos alunos, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis e pulgão. Para combater os caracóis foram usados pratos com cerveja. Para o pulgão realizou-se inseticída natural de urtiga.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Durante a fase de cofinamento foram usadas espécies aromáticas e e da horta para a confeção de pratos para o voluntariado

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola 1 vez - toda a comunidade educativa
"Feira do Outono"

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

visita de estudo guiada pelos alunos do CEF, aos jardins e horta a elementos da comunidade escolar, nomeadamente aos alunos do 3.º ano

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

É uma atividade que permite dar a conhecer aos alunos que a terra é um ser vivo, é um laboratório vivo e faculta aulas interativas, sobretudo no que se refere às praticas da agricultura biológica. Aprender que existem outras opções das que são utilizadas na agricultura convencional, que recorre a elementos químicos nocívos.

15.1. Link para a página da horta:

https://aepedome.net/webmedia/horta-escolar-eb-de-pedome/