As Nossas Hortas Bio

Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília (Câmara de Lobos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Aproximadamente 9 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

37,13 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Não temos disciplinas, mas conseguimos enquadrar em quase todas as áreas de conteúdo (Formação Pessoal e Social; Conhecimento do Mundo...)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

75

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas na aquisição dos produtos da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Nas crianças verificamos que demonstram muito gosto e interesse pelo cultivo e recolha dos diversos produtos e da manutenção da horta. Apreciam acompanhar o processo de crescimento dos vegetais e/ou hortaliças. É também através da horta que as crianças interiorizam conceitos e vocabulário referentes à agricultura biológica.
Na comunidade denotamos uma maior consciencialização pelos benefícios que os produtos biológicos têm na vida de cada um, tornando-a mais saudável. Isto traduz-se na aquisição dos diversos produtos da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada sala é responsável por um canteiro, envolvendo a plantação, manutenção e recolha dos produtos. As tarefas por vezes são efetuadas individualmente, pares ou em grupo. Cada sala tem autonomia para repartir e gerir as tarefas de acordo com as suas necessidades.

7. Como é feita a preparação do solo?

Deixamos a terra repousar dois meses (Julho e Agosto), em Setembro limpámos a horta (restos das anteriores culturas). Cavamos a terra e adicionamos o nosso composto, misturando bem ambos. Deixamos repousar aproximadamente uma semana para posteriormente iniciarmos o processo de cultivo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Deitamos uma camada de folhas secas e depois deitamos cascas de frutas e voltamos a repetir este processo em camadas. Quando vemos que está seco acrescentamos um pouco de água para humedecer.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cultivamos alfaces verde e roxa; alho francês; brócolos; batata doce; pimentão; pimentas; morangos, ervas aromáticas e de chá.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos um reservatório de água da chuva, esta água é aproveitada para regar a horta com um regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Vendemos na escola e na comunidade os produtos que são colhidos na horta, pelo menos 4 vezes por ano letivo. As 4 salas estão envolvidas neste processo assim como os Pais das mesmas.Esta atividade é bem aceite por toda a comunidade e as crianças sentem-se valorizadas pelo seu trabalho.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A horta também é aproveitada para realizar atividades livres e de contato com a Natureza. É muito apreciada pelas crianças.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: