As Nossas Hortas Bio

Escola EB1/PE do Jardim da Serra (Câmara de Lobos)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

135

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

18

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuíram com a doação de plantas, sementes, produtos agrícolas e ervas aromáticas à escola.
Além disso, muitas procuram, também, esclarecimentos na escola sobre a utilização dos produtos, a aquisição dos mesmos e também sobre os malefícios dos químicos utilizados anteriormente.
Temos formandos no Ensino Recorrente que participam nos trabalhos da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos hortícolas foram vendidos à comunidade educativa, a preço simbólico, para ajuda na compra das sementes e outros instrumentos de agricultura;
- Algumas refeições da escola contêm produtos da horta;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Elaboramos mapas com a calendarização e tarefas por turma. Cada turma,tem uma assistente operacional que acompanha nos trabalhos da horta além das professoras . A manutenção da horta é feita semanalmente e são feitos registos dos trabalhos efetuados na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Continuação da limpeza das ervas daninhas, as mesmas foram usadas no compostor. Foi colocada cal na terra.Depois foi feito o empalhamento com palha de trigo e centeio. Posteriormente o solo foi fertilizado com composto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os seguintes materiais: folhas de árvores e de plantas colhidas aquando da jardinagem ou da limpeza do pátio e do campo polivalente; restos de hortícolas, de legumes; cascas e rama.
Vamos colocando estes produtos alternadamente no solo. Primeiro os castanhos, depois uma pequena camada de terra ou de composto, depois os verdes e assim sucessivamente. sempre que colocamos alguma camada de matéria vegetal no compostor espalhamos sobre ela um pouco de água para facilitar o processo. Quando a fermentação já esta bem encaminhada reviramos o composto, de modo a que os materiais que estão nas extremidades do compostor possam vir para o centro, ficando assim a compostagem mais uniforme.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Consociações : alface, alho francês , beterraba e feijão
Outras culturas existentes na nossa horta são: favas, batata, couve e alho. Temos também algumas árvores de fruto : cerejeira, pitangueira, anoneira , pera abacateira, e ameixeira. Por fim as ervas aromáticas: alecrim, funcho, hortelãs, manjerona, oregãos, salsa, segurelha, erva príncipe, gervão, canela de jardim, orelha de gato, losna, erva cidreira, macela, tanchagem e erva de São Roberto

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos foi possível adquirir uma sistema de rega por aspersão. A rega é feita nas horas de menor calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é feita a monitorização de pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lesmas e caracóis. Colocamos à volta das plantas camadas de cinza retirada do sistema de Aquecimento a Biomassa. Além disso colocamos copinhos com cerveja.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

ambientadores naturais

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Ambientadores naturais: apanha de ervas aromáticas para colocar em jarras com uma função decorativa e perfumadora do ambiente, afim de não utilizarmos produtos químicos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A horta é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para várias áreas.
Os professores usaram a interdisciplinaridade e desenvolverem vários projetos, tais como a alimentação saudável onde tiveram a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na cozinha ou na merenda escolar, o que os auxiliará na promoção da saúde;
na matemática trabalharam as formas dos alimentos cultivados, associaram ao tempo de cultivo, floração e frutificação com o desenvolvimento dos alunos; no português, os professores sugeriam temas de redações ligados ao consumo de frutas e verduras e no estudo do meio com a criação de borboletários. Enfim, todas as áreas do conhecimento puderam beneficiar de alguma forma da horta na nossa escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confecção de sandes saudáveis para o lanche dos alunos, utilizando alfaces apanhadas na horta e decoradas com alho francês. Os alunos deram a forma de lagarta às sandes como incentivo à alimentação saudável, que além de saborosa pode ser divertida.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Na nossa horta temos casinhas , bebedouros e comedouros para pássaros. Temos também um hotel para insetos

15.1. Link para a página da horta: