As Nossas Hortas Bio

Escola Básica do Alto dos Moinhos (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde de 2010-2011, mas interrompida em 2013/2014.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oficina de jardinagem e Alunos Eco-Escolas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Quando podem, ajudam no trabalho da horta/esporadicamente - ofereceram plantas e vieram despejar terra ( vieram entregá-la à escola)

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos começaram a consciencializar-se da importância dos produtos biológicos na saúde. Os professores e assistentes operacionais compram os produtos produzidos

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos são semanalmente distribuídos pelas tarefas que envolvem a horta e todos os espaços verdes da escola em diferentes tarefas (limpeza; rega; recolha; plantar; semear, limpar, podar...

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação manual com enxada e ancinho. Inicialmente retira-se a vegetação natural existente. De seguida, faz-se a lavra da terra e, por fim, espalha-se na área lavrada o adubo proveniente da compostagem ou estrume de cavalo. Neste momento já temos uma pequena motocultivadora para fresar a terra. O resto é feito manualmente pelos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Este ano também a vermicompostagem
Recolha de certos resíduos orgânicos da cantina da escola (cascas de legumes e determinadas frutas e vegetais (para o vermicompostor) e do bar dos professores (café), bem como, os verdes da limpeza dos espaços da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Aromáticas: alecrim e lúcia-lima na bordadura para atrair insetos benéficos. Hortelã; Tomilho; Salvia
Culturas: Favas e ervilhas, alface, couve portuguesa, couve coração, espinafres, rabanetes, cenouras, rúcula, hortelã, salsa e coentros, físalias.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com o regador e mangueira. Nas épocas em que chove menos, rega-se com mais frequência.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente/observação direta.
Este fizemos o chorume de urtigas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Fazem-se as placas para a identificação das culturas.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Construção do Vermicompostor

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Montagem da estufa

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Esculturas vivas com flores (no dia de S.Valentim e da Não Violência no namoro) e venda de ímans com plantas

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Ajuda do "Mundo das Abelhas" com sessões regulares para construção do vermicompostor e elaboração do xerume de ortigas

15.1. Link para a página da horta:

HORTA: https://www.facebook.com/pg/Ecoterruginha/photos/?tab=album&album_id=3208296362544422 Vermicompostor: https://www.facebook.com/pg/Ecoterruginha/photos/?tab=album&album_id=3583027198404668 Compostagem: https://www.facebook.com/pg/Ecoterruginha/ph