As Nossas Hortas Bio

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

12 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas as áreas curriculares das OCEPEs

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Numa fase inicial um avô veio ajudar 1 vez por semana. Posteriormente ao primeiro mês, mais um avô veio ajudar na manutenção da horta, vindo uma vez por mês.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Notamos uma maior sensibilização das crianças para todos os processos associados à agricultura biológica, e em associação notamos igualmente uma maior sensibilidade para a importância de uma alimentação saudável e sustentável (percebido através do feedback das famílias e das próprias crianças, sendo que nos dias em que usamos legumes da horta nas nossas refeições, foi evidente que as crianças comiam melhor os legumes).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É da responsabilidade da sala heterogénea 4 (do primeiro piso), regar a horta sempre que necessário. E duas vezes por semana, irem verificando se há necessidade de arrancar ervas e acompanhar o crescimento dos legumes/plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Um avô, funcionárias da escola e o grupo de crianças da sala 4 envolveram-se na limpeza da terra, retirando todas as ervas. Depois, aproveitamos o composto retirado do nosso compostor, assim como estrume de animal, trazido pelo avô para fertilização da terra. E finalmente também com a ajuda do avô, as crianças procederam à plantação das sementes na terra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Usamos restos de verduras, cascas de ovo, e também cascas de frutas e legumes que recolhemos na nossa cozinha. Usamos também ramos de árvores aparados e a folhagem que vai caindo das árvores do nosso exterior.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve Coração
Cebola
Alface
Nabiças
Alho Francês
Ervas Aromáticas

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que o grupo da sala 4 vai à Horta observa se existem insetos prejudiciais, e se os encontrar procede à sua retirada.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Ida ao Mercado Semanal

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Das nabiças que as nossas crianças conseguiram apanhar, foi possível fazer em contexto de sala (envolvendo 25 crianças) a preparação da sopa que depois foi para a nossa cozinha para ir ao fogão ser cozinhada pelas nossas cozinheiras.
Desenvolvemos esta sopa 3 vezes que depois serviu para a refeição não apenas desta sala mas de todas as salas do pré-escolar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Ida ao mercado semanal da nossa cidade com o grupo de crianças da sala 4. Foram observar os legumes e plantas que estariam nas bancas dos agricultores do nosso concelho. Este ano apenas foi possível realizar esta atividade uma vez.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A experiência proporcionada às crianças de mexer na terra, e de se envolverem em todas as fases do desenvolvimento/manutenção da horta, estimula um leque de diversas aprendizagens tão importantes para o crescimento das nossas crianças.
A participação dos avós permite também uma riqueza de partlha de saberes intergeracional.

15.1. Link para a página da horta:

Apenas publicamos no nosso jornalinho que é enviado aos pais por email.