As Nossas Hortas Bio

Colégio O Cantinho dos Amigos (Seixal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

11 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

15 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

POrtuguês, matemática e estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

250

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

12

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos ficam a saber o que são produtos biológicos e como plantá-los e/ou semeá-los. Desses alimentos, depois serão confecionados na nossa cozinha, em saladas e sopas saudáveis. Este conhecimento é também partilhado em casa e na comunidade educativa, através de cartazes de exploração dos alimentos, que fica afixado no ponto verde.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada pela orientadora da horta em conjunto com o grupo de crianças que está designado para a atividade, segundo uma tabela que é feita no início do ano com uma rotatividade que permite a todas as turmas estar envolvidas na tarefa. A ida à horta implica sempre a sua manutenção e preparação das tarefas seguintes. As tarefas são repartidas pelas crianças bem como a distribuição das ferramentas a utilizar por estas, havendo sempre uma ferramenta para cada criança.
As crianças são distribuídas pelo espaço da horta e realizam as actividades de acordo com as instruções dadas pela orientadora.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza da horta é realizada pelos alunos com ancinhos. Retiram as infestantes na linha e na entrelinha das culturas e costumamos deixar infestantes fora dos canteiros para manter a biodiversidade da horta.
A mobilização do solo é feita com uma forquilha e tem o objectivo de tornar o solo mais leve, permitir retirar as raízes das infestantes e depois ao passar com o ancinho quebrar os torrões existentes. Na fertilização da horta usamos composto do compostor ou caso este não exista em quantidade suficiente, usamos Siro Agoro 2 Bio. Sempre que preparamos os canteiros para colocar uma nova cultura adicionamos composto (ou Siro Agro2) e posteriormente na aula seguinte realizamos a sementeira/transplante das plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com os restos das plantas e infestantes sem semente que recolhemos da horta, folhas secas que os alunos recolhem regularmente nos espaços de recreio, restos de vegetais crús da cozinha, os restos da fruta recolhidos após os lanches da manhã.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nas culturas de Outono/Inverno temos Couve Portuguesa e Alface entre culturas, Couve Bróculo e alfaces a mesma disposição. Canteiro de cenoura, com coentros e nabiças. Canteiro de favas e Alho-Francês.
Canteiro de salsa, cebola e aromáticas várias.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada manualmente com as crianças em cada ida à horta durante o outono e inverno. Na primavera, os responsáveis do ponto verde estão encarregues da rega diária de final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é realizada visualmente e manualmente pela orientadora e pelos alunos como aprendizagem sobre a vida das várias plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis, retirados manualmente das plantas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

As galinhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: