As Nossas Hortas Bio

Colégio dos Plátanos (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

4 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5 educadoras

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas as áreas envolvidas no pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

130 alunos

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6 funcionários

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com uma frequência regular

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Através da horta os alunos aprendem a respeitar os alimentos que dela recebem, ficam motivados a experimentar novos sabores, reconhecem o cuidado que devemos ter diariamente com uma horta e acima de tudo acompanham o crescimento da planta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O chefe da semana escolhe um ajudante e todos os dias observam e cuidam da horta. Passam a mensagem aos colegas em grande grupo.

7. Como é feita a preparação do solo?

No inicio do ano letivo é feita a limpeza e preparação da terra pelos alunos e educadoras. É feita uma pesquisa do que vamos plantar ou semear. Não é colocado nenhum tipo de fertilizante.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com uma caixa de plástico, furada em toda a sua superfície. São colocados restos de comida dentro dessa caixa. A caixa é colocada dentro da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couve, alho francês, salsa

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através da água da chuva e também aproveitamos a água que resta do final do dia das garrafas das crianças.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todos os dias observamos para sabermos se temos alguma praga.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

sorteios de couve para as famílias levarem para casa por altura do Natal.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

confeção de sopas. Realizou-se 2 vezes (até março). Envolveu as 5 educadoras e 2 funcionárias da cozinha. Os alunos ajudam a colher e lavar os vegetais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

saladas para acompanhar as refeições
Realizou-se 2 vezes (até março). Envolveu as 5 educadoras e 2 funcionárias da cozinha. Os alunos ajudam a colher e lavar os vegetais.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Sorteio de couves para o Natal.
Realizou-se 1 vez. Envolveu as cinco educadoras.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: