As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta e o compostor/composto existem na escola, aproximadamente, há 3 meses.

2. Área aproximada da horta (m²):

17

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática, Cidadania, Português e Expressão Artística.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

36

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A escola solicitou a colaboração da Junta de Freguesia de Covas que lhes lavrou o terreno com um trator. As famílias colaboraram nas sementeiras e plantações.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Esta iniciativa contribui para o enriquecimento pessoal, e constitui uma prática que está ao alcance de todos os que tem o interesse em saber e ver como podemos alimentar-nos de uma forma mais saudável. A horta pretende ser um meio de sustentabilidade da escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os alunos são responsáveis pela manutenção semanal da horta. São lhes atribuídas tarefas relacionadas com a plantação, rega e manutenção do compostor. Os pais/encarregados de educação, Junta de Freguesia de Covas e comunidade local também colaboram no cultivo da horta, preparação o solo, ajudando a semear/plantar e colaboram com sementes ou pés de plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi previamente lavrado e cavado. O adubo utilizado para fertilizar o solo da horta da escola foi o chamado composto, pois é o melhor fertilizante.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os alunos fizeram um vídeo que partilharam com as famílias no qual informaram e pediram a colaboração dos pais, durante uma semana, recolhem os resíduos orgânicos e que foram colocados no compostor. A escola está a participar no Projeto Onda Verde – Compostagem que apoia e monitoriza a produção de compostores e composto e que é promovido pelo Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira.
Passos que demos para fazer o composto.
1º Dispusemos no fundo uma camada ramos cortados, para permitir a ventilação e o escoamento de água;
2º Na camada seguinte misturamos restos de vegetais e frutas, cortes de jardim e restos de colheitas agrícolas;
3º Nas camadas seguintes intercalamos restos de resíduos húmidos (legumes, cascas de fruta, cortes de relva) com resíduos secos (folhas velhas, pequenos ramos);
4º Misturamos os resíduos e cobrimos com folhas e ramos secos, que evitarão a presença de insetos;
5º Reviraremos periodicamente o composto e verificaremos a humidade.
O que se deve colocam no composto?
Colocamos apenas: restos de vegetais e cascas de fruta e de ovos, borras de café, saquetas de chá, pequenos pedaços de papel absorvente ou jornais, corteis de jardim, restos de colheitas agrícolas, aparas de madeira e serradura, e pequenas quantidades de cinza.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As sementeiras e plantações instaladas este ano letivo foram: couves, alfaces, cebola, brócolos, nabiças, morangueiro, favas, ervilhas, romãzeira e ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na horta existe um reservatório (balde) de água que permite a recuperação da água da chuva. A água é retirada do reservatório através de regadores e os alunos são responsabilizados pela rega, a mesma é feita sempre de manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não se tem registado a ocorrência de pragas ou doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos fizeram pesquisas sobre as plantações e sementeiras que são próprias do outono no hemisfério Norte. Depois escolheram as culturas queriam plantar e semear. De seguida registaram tudo em protocolo experimental.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos mediram o comprimento e a largura do terreno para fazer uma estimativa da área da mesma e registram a planta através de desenhos e legenda.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos semearam e plantaram as culturas e estão a registar em protocolos a evolução das mesmas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: