As Nossas Hortas Bio

Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta pedagógica da nossa escola existe há 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

48m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Alunos do Projeto Horta Pedagógica, Clube do Ambiente e Grupo Intergeracional.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

35

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas mensalmente através do envio de sementes e exemplares para introdução/plantação na horta da escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta da nossa escola permitiu promover a educação ambiental junto da comunidade escolar e explorar/desenvolver a interação dos alunos com a natureza e sensibilizar para os impactos que suas ações podem causar na agricultura, na saúde do solo e consequentemente na saúde dos seres vivos. A nossa horta escolar aproximou os alunos da realidade, fazendo com que as crianças criassem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos. Muitos foram os alunos da nossa escola que sensibilizaram os seus pais para criarem uma horta bio em casa baseando-se e desenvolvendo os princípios da agricultura biológica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita semanalmente, às quartas e às sextas - feiras, Esta manutenção é feita pelos alunos do 1º Ciclo e pelo Grupo Intergeracional da nossa escola que realizam atividades de preparação da terra, plantação, rega e monda.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação (limpeza, mobilização e fertilização) do solo é feita pelos alunos do 1º Ciclo, com a ajuda dos alunos do Grupo Intergeracional que auxiliam na limpeza e preparação dos canteiros, para a plantação. Assim, os alunos do Grupo Intergeracional, ao longo da preparação da terra, dão indicações/instruções que ajudam a clarificar as melhores técnicas para o cultivo e as espécies que melhor se adaptam ao solo, ao clima e à altitude da zona onde a horta fica localizada pois nem todas as espécies se adaptam e se desenvolvem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita no compostor localizado na horta onde são colocadas ervas daninhas recolhidas nas mondas realizadas na horta. O composto obtido é utilizado na horta para fertilizar o solo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas na nossa horta pedagógica, este ano letivo, foram: cenoura, batatas, cebolas, couves, alfaces, beterraba, alho francês, batata doce e salsa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na horta pedagógica da nossa escola é feita a gestão da rega de modo a evitar o desperdício de água. A água da chuva é armazenada num tanque de rega para ser utilizada na rega das culturas. Privilegiamos o final da tarde, período de menor intensidade solar, para realizar a rega da nossa horta pois assim estamos a reduzir a quantidade de água perdida com a evaporação e beneficiar o crescimento/desenvolvimento das culturas. Após as atividades realizadas na horta e sempre que as temperaturas justifiquem uma rega, optamos por realizá-la.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente optamos por realizar uma monitorização de pragas e doenças. No presente ano letivo não se verificou a presença de pragas e doenças na nossa horta pedagógica.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas - com alguns dos produtos recolhidos na nossa horta foram confecionadas sopas nomeadamente, sopa de batata e cenoura e sopa de alho francês.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula ao ar livre - Dicas e sugestões sobre a preparação de terreno e plantação.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta - Atividade de plantação e rega. Dicas e sugestões!!!!

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta pedagógica é uma verdadeira sala de aula ao ar livre. É uma ferramenta pedagógica muito poderosa para trabalhar valores humanos como paciência, responsabilidade, autonomia, cooperação, resiliência e sustentabilidade. Mais do que as habilidades e competências de plantar, cuidar e combater pragas, as atividades na horta ajudam a aproximar as crianças da natureza permitindo a interação destas com os espaços naturais e a criação de um vínculo afetivo com a terra.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/ana.gouveiaefreitas